quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

TRÊS EMPRESAS QUEREM CRIAR CENTRAIS FOTOVOLTAICAS EM MOGADOURO


Empresas querem apostar na exploração de energia solar no concelho, que tem uma elevada exposição ao sol.

Dois dos interessados já enviaram projectos para a Direcção Geral da Energia. As instalações de centrais fotovoltaicas deverão ocupar áreas superiores a 100 hectares. 
A luz solar está a atrair investidores a Mogadouro. Três empresas ligadas à produção de energia renovável mostraram interesse em investir na instalação de centrais fotovoltaicas no concelho.
A informação foi confirmada pelo vice-presidente do município, Evaristo Neves, que considera que os empreendimentos podem ser uma mais-valia em termos de criação de emprego. “Em Janeiro entraram três pedidos de viabilidade, no município de Mogadouro, para a instalação de três empreendimentos de aproveitamento de energia solar sistema fotovoltaico e temos conhecimento que dois deles seguiram para a Direcção-Geral de Energia para posterior emissão de parecer favorável. O que significa que é uma área que está por explorar, apesar do concelho ter potencial, o que pode trazer a estas terras uma mais-valia na criação de postos de trabalho”, salientou.
Esta pode vir a ser uma oportunidade para dar uso “a terras ao abandono e que não são cultivadas há muitos anos” e, ao mesmo tempo, constituir-se como uma importante fonte de rendimento. “O pagamento acordado entre as empresas e os proprietário é de 1 euro por metro quadrado. Este tipo de equipamento, para ser construído, tem de ter áreas superiores a 40 ou 50 hectares de terreno. Mas os pedidos que entraram na câmara tinham áreas próximas dos 100 hectares, o que se traduz em valores avultados”, salientou Evaristo Neves.
O interesse surge devido às particularidades do concelho, que tem um elevado número de horas de exposição solar. “Há um estudo que diz que, no distrito de Bragança, o concelho de Mogadouro é o que tem maior exposição solar e o maior número de horas diária para essa exploração. O concelho tem em média cerca de 6 horas por dia de aproveitamento solar”, destacou.
A EDP mostrou disponibilidade para comprar 44 megawatts de potência de energia produzida a partir de painéis solares, no concelho de Mogadouro.
Após a aprovação do projecto pela Direcção Geral da Energia, as empresas têm de 18 meses para o concluírem. Espera-se que este tipo de empreendimento crie pelo menos 5 postos de trabalho.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário