quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CRESCIMENTO DO TURISMO FOI MAIOR EM TRÁS-OS-MONTES DO QUE NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO


Turismo gastronómico e de natureza são os produtos que turistas trazem à região .

No ano passado a sub-região de turismo de Trás-os-Montes cresceu mais no que diz respeito a visitantes do que a área metropolitana do Porto, em comparação com 2016.
A revelação foi feita pelo presidente da entidade Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, na abertura da Feira do Fumeiro de Vinhais. O responsável acredita que o turismo gastronómico e de natureza foram as categorias que mais contribuíram para este crescimento. “Verificamos que, comparativamente com 2016, a área metropolitana cresceu, mas Trás-os-Montes cresceu acima da média de crescimento da área metropolitana do Porto, o que quer dizer que a estratégia que nós assumimos de trabalhar os produtos estratégicos, que aqui na região é, para além da gastronomia, o turismo de natureza, essa mensagem de trabalho com as autarquias, com o sector privado da região e as pessoas que trabalham na área do turismo activo, permitiu que este número de visitação tenha crescido”, destacou.
Segundo o responsável da entidade, o turismo de natureza é um produto estratégico “que consegue combater bem a sazonalidade e aumentar para pelo menos uma semana a estada média do turista na região”.
Para Melchior Moreira, trabalhar os produtos e as ofertas em rede tem contribuído para o aumento dos visitantes também na região.
“A TPNP, juntamente com os presidentes de câmara, os técnicos de turismo que estão nos municípios, está a preparar e a trabalhar o produto para que haja aqui uma rede e para que o turista que venha a Vinhais possa conhecer outras realidades, seja Miranda do Douro, Alfândega da Fé, Bragança, para num produto compósito dos principais produtos estratégicos, apresentarmos um roteiro que se vende em toda a rede de lojas da TPNP e desde a loja do aeroporto, quando o turista chega, tem conhecimento do roteiro para permanecer mais tempo no território”, defendeu. Para além dos produtos gastronomia e vinho e o turismo de natureza, Melchior Moreira destaca ainda que outros produtos estratégicos para a região são o turismo religioso, com as suas festividades e a cinegética e a caça, que é diferenciador.
O presidente da TPNP, destacou ainda que, em época baixa, eventos como a feira do fumeiro de Vinhais contribuem para aumentar os visitantes na região.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário