segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Surgiram duas novas “Aldeias Pedagógicas” no distrito de Bragança

Portela e Pinela no concelho de Bragança, Vale de Frades e Vilar Seco no concelho de Vimioso, são a aposta da Azimute para replicar o projeto Aldeia Pedagógica na zona Norte - distrito de Bragança, criando duas novas “Aldeias Pedagógicas” no concelho de Vimioso e uma no concelho de Bragança.







Escolhidas as 3 novas aldeias e envolvidos os agentes locais, juntas de freguesia e associações, é fundamental para o sucesso do projeto a mobilização da população, para que estes Mestres/idosos “vistam a camisola” do projeto e sejam a bússola dos visitantes numa viagem pela história, pessoas e tradições das Aldeias Pedagógicas.
O projeto Aldeias Pedagógicas já corre sobre rodas e em janeiro, decorreu um ciclo de Workshops de Serigrafia nas 3 novas Aldeias Pedagógicas – Pinela, Vale Frades e Vilar Seco.
Os Mestres/idosos tornaram-se aprendizes e ganharam novas competências em serigrafia. Estão prontos para ensinar aos visitantes a arte da serigrafia.
A iniciativa contemplou 3 workshops, sendo o primeiro realizado na Aldeia Pedagógica de Pinela no dia 23 de janeiro, o segundo na Aldeia Pedagógica de Vilar Seco no dia 24 de janeiro e o terceiro decorreu na Aldeia Pedagógica de Vale de Frades no dia 31 de janeiro.
Cada workshop teve uma duração de 90 minutos e teve início com uma componente teórica onde os Mestres das Aldeias Pedagógicas aprenderam o conceito e as técnicas a usar na arte da serigrafia. Seguiu-se uma componente prática, onde os Mestres com a ajuda dos formadores fizeram as suas obras de serigrafia em posters e sacos de tecido.
A Serigrafia é um processo de impressão manual simples que consiste em colocar tinta sobre uma tela de serigrafia e, exercendo pressão sobre o rodo, a imagem da tela serigráfica é impressa no tecido ou no papel.
O “Aldeias Pedagógicas” é um projeto de inovação social que promove o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade, a valorização, a participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental do idoso através da participação dos idosos enquanto guias de uma visita pelo passado das três aldeias, pensada para grupos escolares e outros grupos organizados, que recorda as artes, ofícios e tradições de outros tempos.
O “Aldeias Pedagógicas” valoriza os saberes, os ofícios, experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural tornando-os nos “Mestres” das aldeias: são os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir.
Os visitantes percorrem um circuito pelas ruas das “Aldeias Pedagógicas”, passando em pontos definidos, ouvindo, observando e experimentando as artes e ofícios destes Mestres/idosos. O projeto envolve ainda o uso de tecnologias, como o Skype, enquanto linha de contacto entre utilizadores séniores e os seus familiares, de forma a reforçar as relações de proximidade, assim como ações de sensibilização, eventos e um “espaço” de criação artística, que desenvolve a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora e a criatividade do idoso.
O projeto Aldeias Pedagógicas faz parte de uma candidatura aprovada pelo instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, gerido pela Portugal Inovação Social – sendo cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e FSE - Fundo Social Europeu, Fundação Calouste Gulbenkian, Município de Bragança e Município de Vimioso.

Retirado de www.noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário