quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENTRUDOS CHOCALHEIROS PELO NORDESTE TRANSMONTANO


Foram muitos, desde pequenos a graúdos, que não ficaram indiferentes às festividades dos entrudos chocalheiros que aqueceram as tardes e as noites frias de Inverno.

No sábado passado decorreu o Desfile do Carnaval dos Caretos em Bragança, que percorreu as ruas da zona histórica da cidade, e contou com muitos participantes brigantinos e também de nacionalidade espanhola que se associaram a este desfile para relembrar uma das tradições mais antigas do nordeste transmontano. O desfile contou com mais de 20 grupos e foi acompanhado por milhares de pessoas. No final do desfile, na Praça Cavaleiro de Ferreira, decorreu a queima do Diabo que tinha cerca de nove metros de altura. “Uma participação espectacular das escolas do nosso concelho, com muita gente, a dar o seu contributo para a animação deste carnaval dos Caretos aqui em Bragança que tem marcado de forma muito positiva aquilo que é esta tradição neste território nesta parte e também tem-se afirmado como um factor de atracção turística, uma vez que reúne milhares de pessoas”, disse Hernâni Dias, presidente do município de Bragança, que se mostrou muito satisfeito com a participação destes Caretos e referiu que este entrudo já é uma atracção turística. O pequeno Guilherme, quando entrevistado refere “vou-me divertir com as meninas”. Alex Rodrigues, do grupo de caretos de Pinela, destacou que esta tradição é para manter. Outro dos caretos no desfile foi José Valente, que diz que o desfile “é um grande divertimento”. 
Concepción Perez, do grupo Jurrus y Castrones Alija del Infantado de León, refere que este grupo tem sido muito solicitado. José Manuel, destaca que “a tradição é parecida a todas as tradições da província. São festas tradicionais de inverno e pretende afugentar os males dos espíritos. É um encontro de irmãos.

Entrudo chocalheiro no desfile nocturno em Macedo de Cavaleiros
Já em Macedo de Cavaleiros, o Entrudo chocalheiro também animou as ruas da cidade a cumprir a tradição e dar entrada no desfile da cidade, no sábado à noite, com muitos participantes oriundos das várias associações do concelho e juntas de freguesia do concelho, Benjamim Rodrigues, presidente da câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros destacou que foi “um desfile muito animado, com alguns grupos muito criativos e muito interessante apesar do frio que se faz sentir”. De acordo com o autarca, os macedenses aderiram a este evento e os forasteiros estiveram em grande número. 

Escrito por: Jornalista Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário