segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

PRODUTORES TRADICIONAIS COM PRESENÇA REFORÇADA NA FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS


Esperados mais de 80 mil visitantes num dos mais importantes certames da região.

A 38.º da Feira do Fumeiro de Vinhais, que acontece entre os dias 8 e 11 de Fevereiro, vai este ano contar com mais produtores dos tradicionais e certificados enchidos, sendo 78 os expositores.
Um aumento que segundo a organização está ligado à maior aposta no sector que gera um volume de negócio acima de seis milhões de euros.
O presidente do município de Vinhais, Luís Fernandes, afirma que a grande marca da feira é a qualidade dos produtos e espera que a programação deste ano possa atrair muitos visitantes. “O que pretendemos é continuar a melhorar a feira e a valorizar estes produtos, é verdade que este ano temos também mais produtores na feira, o que é sempre agradável, temos mais expositores e temos também uma boa programação”, afirmou. Aquele que é considerado um dos maiores certames da região e a maior festa de Vinhais, está agendado para o fim-de-semana antes do carnaval e é esperado um aumento de visitantes em relação aos anos transactos, estando já todas as unidades hoteleiras de Vinhais e Bragança esgotadas.
“Estas condições reunidas permitem-nos adivinhar que estes dias trarão muitos milhares a Vinhais. Estou certa que este será um ano com muita, muita gente, pelo feedback que temos tido das agências de viagens, em relação a outros anos tenho notado uma diferença abismal em relação a outros anos, porque as pessoas muito atempadamente nos procuram e também fazemos programas de visitação à região”, salientou Carla Alves, secretária técnica da Associação Nacional dos Suínos de Raça Bísara e responsável pela organização da feira.
Este ano a feira, que se realiza entre 8 e 11 de Fevereiro, conta com um total de 500 expositores. Mas um grande número teve de ser excluído por falta de espaço. Carla Alves afirma que há a necessidade de expandir o pavilhão de exposições. “Teremos de repensar a nível de espaço do parque municipal de exposições, todas as áreas são pequenas, no gourmet, no artesanato e temos uma dificuldade enorme de espaço. Acho que este novo executivo terá de repensar o aumento das áreas, porque são muito pequenas para aquilo que é hoje este evento e infelizmente fica muita gente de fora”, argumentou.
A feira do Fumeiro de Vinhais inclui no programa as jornadas técnicas do porco bísaro, que visa a valorização e promoção desta raça, que já esteve praticamente extinta e que actualmente tem um efectivo reprodutor de quase 6 mil fêmeas. A animação musical estará a cargo de Cuca Roseta, que actua sábado, dia 10, e David Carreira, que canta sexta-feira, dia 9. Nesta edição do certame haverá ainda demonstrações de culinária, um fórum agrícola, o Concurso de Suínos de Raça Bísara, o capítulo da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais, demonstrações equestres e chegas de touros da Raça Mirandesa. A Feira do Fumeiro tem um orçamento de mais de 150 mil euros e estima-se que as vendas de fumeiro ascendam a cinco toneladas.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário