terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Seminário debate desgaste da profissão docente na UTAD


Desgaste da profissão docente motiva estudo nacional. No próximo dia 17 de Fevereiro, das 9h30 às 13h, um seminário no Auditório de Ciências Florestais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, promovido pelo Centro de Formação e pela delegação de Vila Real do Sindicato de Professores do Norte, vai debater este assunto. 

Em parceria com a FENPROF, uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes.
O desgaste na profissão docente é, hoje, motivo de grande preocupação dos professores, em particular, e da sociedade portuguesa, em geral. Conhecem-se diversos estudos sobre os efeitos psicológicos resultantes do exercício continuado da profissão, do excessivo número de horas de trabalho e da excessiva carga extralectiva, mas a FENPROF quer aprofundar o estudo deste problema, num momento em que o assunto entrou, finalmente, na agenda de discussão com o Ministério da Educação.
Nesse sentido, em conjunto com uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela (investigadora da FCSH da Universidade Nova), vai ser desenvolvido o maior e mais completo estudo sobre o problema, cujos resultados permitirão olhar o interior da profissão para melhor se perceber de que forma a actual situação afecta, profissionalmente, os docentes e também a vida das escolas.
Entre Fevereiro e Junho, decorrerão as diferentes fases deste estudo que será feito a partir de milhares de inquéritos a recolher nos estabelecimentos de educação e ensino. A importância do tema e a sua actualidade justificam que este seja o momento de desenvolver tão ambicioso estudo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário