quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vimioso: pilotos de “Ultra Four Racing” disputam a prova "mais dura" da Europa

Pilotos nacionais e estrangeiros de "Ultra Four Racing" começaram a dar as primeiras voltas ao circuito internacional de Vimioso, considerado "o mais duro" e onde vai decorrer a final do campeonato europeu da modalidade " agendado para sexta e sábado.
Quem vem competir a Vimioso sob o título "King of Portugal" (KOP) considera o traçado do circuito, com cerca de 150 quilómetros, "duro", e “o mais exigente da competição a nível europeu".
"A pista tem muita rocha, que se vai desfazendo com a passagem dos carros, o que o torna mais difícil ultrapassar alguns obstáculos. Trata-se de um troço muito duro e rápido, tornando-se muito complexo", explicou, Juan Carlos Moraleda, um piloto espanhol vindo de Madrid.
O piloto portugueses Alexandre Leal, vindo da Póvoa de Varzim, afina pelo mesmo diapasão do "adversário " espanhol e qualifica a pista como sendo "bastante dura" o que torna mais difícil tirar vantagens de carro, que "é mais rápido do que técnico".
"Participo pela primeira vez com um carro da classe UTV. O meu carro tem características diferentes das dos outros que estão em competição. Vou de ter de fazer uma gestão da corrida de forma eficiente, para não correr risco nem sofrer percalços", afirmou.
Os pilotos estrangeiros foram os primeiros a chegar ao circuito trasmontano, faltando apenas algumas esquipas portuguesas de topo e uma norte-americana.
Segundo a organização, os atrasos registados devem-se a fatores de logística e às últimas afinações que as equipas estão a fazer nos carros.
No local, já é possível ouvir o barulho dos motores e assistir a testes mecânicos e técnicos, bem como a voltas de reconhecimento da pista por parte dos concorrentes.
A "Ultra Four Racing", uma competição de base norte-americana conhecida pela dureza do traçado, junta este ano 33 equipas e tantos outros carros provenientes de 10 países.
Com uma potência que chega aos 550 cavalos, debitados por motores V8, os veículos envolvidos no "Ultra Four Racing" têm igualmente como componente principal a suspensão e um chassis de modelo tubular que está ser testado pelo exército norte-americano para a construção de veículos destinados a forças especiais e de socorro.
O campeonato europeu começou, segundo a organização, com a participação de 70 equipas, mas dada a "dureza" da competição muitos foram ficando pelo caminho.
José Rui Santos, o diretor do KOP, perspetiva que só uma dezena de carros, dos 33 em competição, chegarão à final da prova devido a dureza do traçado.
"A prova portuguesa é a mais dura de todas as realizadas a nível europeu. Eu prevejo que só dez carros cheguem ao final", frisou.
Os pilotos participantes são obrigados a fazer "uma boa gestão do carro", já que este ano vão percorrer 150 quilómetros, por caminhos e aceiros onde vão encontrar um traçado por vezes rápido e outras vezes muito lento e com obstáculos muito difíceis de transpor, o que exige muito da parte mecânica dos carros.
Em jogo vão estar cerca de 10 mil euros em prémios, a distribuir por três categorias, escolhidas perante o grau de dificuldade da competição.


Retirado de www.rba.pt

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