segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vimioso: Palco da última prova do campeonato europeu de Ultra Four Racing

Vimioso acolhe pela primeira vez a prova final do campeonato europeu da "Ultra Four Racing", uma competição de base norte-americana que junta 33 equipas e tantos outros carros provenientes de 10 países.
Com uma potência que chega aos 550 cavalos, debitados por motores V8, os veículos envolvidos no "Ultra Four Racing" têm igualmente como componente principal a suspensão e um chassis de modelo tubular que está ser testado pelo exército norte-americano para a construção de veículos destinados a forças especiais e de socorro.
"Como esta é uma prova de trial endurance, os carros tem parte de andamento rápido e outras de obstáculos com muitas pedra e inclinação acentuadas, o que obriga a um esforço da suspensão do veículo e um chassis de características únicas", explicou o diretor da prova, José Rui Santos.
A edição deste ano da prova, disse a fonte, "traz uma responsabilidade acrescida, face à prova de estreia que aconteceu o ano passado. Este ano Portugal acolhe a última prova do campeonato europeu" e do King of Portugal (KOP) sairá o representante europeu numa prova final a realizar nos Estado Unidos em fevereiro de 2014.
O KOP disputa-se entre 24 e 27 setembro utilizando para o efeito a dureza da pista de trial existente na vila de Vimioso e os traçados "off-road" espalhados pelo concelho.
O campeonato europeu começou, segundo a organização do KOP, com a participação de 70 equipas, mas dada a " dureza" da competição muitos foram ficando pelo caminho.
"Temos a presença de mais pilotos estrangeiros do que nacionais. Acho que as equipas portuguesas ainda estão fase de preparação para este tipo de competição. Ainda não há carros capazes de competir de igual para igual, com os veículos estrangeiros", acrescentou.
Estas provas são acompanhadas por uma equipa de técnicos norte-americanos que fabricam este tipo de suspensão, para fazerem os ajustes necessários ou a sua substituição das peças.
"Face às dificuldades da prova, os pilotos participantes, são obrigados a fazerem uma boa gestão do carro já que este ano vão percorrer 150 quilómetros, onde vão encontrar um traçado por vezes rápido e outras vezes muito lento e com obstáculos muito difíceis de transpor. Vai haver muita exigência da parte mecânica dos carros", enfatizou o responsável.
Em jogo vão estar cerca de 10 mil euros em prémios, a distribuir por três categorias, escolhidas perante o grau de dificuldade da competição.
O KOP é uma coorganização do município de Vimioso que conta com apoio logístico do Moto Clube "Os Furões".
O vereador do município de Vimioso, António Torrão, sublinhou o retorno económico e turístico que esta prova trás ao concelho dado numero de participantes esperados e o público que acompanha este tipo de prova motorizada.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário