terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Montesinho: Exposição de Pedras é já um ponto de referência da aldeia

Em Montesinho a Exposição de Pedras é passagem obrigatória de quem visita esta aldeia do concelho de Bragança. Um tesouro estético da natureza que encanta os visitantes.

São pedras de vários tamanhos e feitios e até mesmo cores. Não têm valor monetário mas é um verdadeiro tesouro da natureza. Ao todo são cerca cem em exposição, uma colecção que Antero Pires iniciou há 20 anos. O coleccionador não tem explicação para este gosto mas acredita que é algo que toda a gente gosta:

“Se estivermos atentos às pessoas que nos rodeiam toda a gente gosta de pedras. Quando vamos à praia gostamos sempre das pedrinhas. Eu cultivei esse gosto e como tinha espaço onde colocar as pedras acabei por criar a exposição”.

Todas as pedras foram recolhidas na zona envolvente à aldeia de Montesinho e o critério de selecção foi meramente estético. A beleza desta exposição de pedras passou as fronteiras transmontanas e já foi mesmo apresentada em Coimbra numa conferência de geologia:

“Todas estão classificadas por dois geólogos, o Dr.Carlos Meireles e o Dr. Eduardo Esteves. Há três anos eles fizeram uma apresentação da minha colecção em Coimbra numa conferência sobre geologia e coleccionismo”.

Antero Pires gostava de colocar mais pedras em exposição mas o espaço já não permite. O que não passava de um gosto de coleccionador já é uma atracção para quem passa em Montesinho. A Exposição de Pedras é visitada por inúmeros turistas:

“Não resisti a mostrar este espaço já que havia muita aceitação por parte das pessoas. Quando entram neste espaço asa pessoas não estão a contar com isto e depois ficam deslumbradas. Eu sei que tem algum valor”.

Pedras pequenas, médias ou grandes cada uma com uma história que Antero Pires colecciona e que encanta quem visita a aldeia de Montesinho.

Retirado do site Rádio RBA 

Sem comentários:

Enviar um comentário