quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mogadouro: Empresa transforma subprodutos dos lagares de azeite em combustível num investimento de 6ME

O concelho de Mogadouro vai acolher a primeira unidade do planalto mirandês com capacidade para transformar subprodutos da laboração dos lagares de azeite em combustíveis destinados a utilizadores industriais.
Segundo os promotores da unidade transformadora, o investimento ronda os cerca de seis milhões de euros, comparticipados pelo QREN em 75 por cento, e permitirá produzir cerca de 50 mil toneladas de um produto granulado combustível destinado à produção de calor.
"Toda a capacidade de produção da nossa fábrica será destinada ao mercado externo, ficando uma pequena percentagem destinada a empreendimentos sociais, como as Misericórdias", avançou Pedro Centeno, sócio-gerente da Tira-Chuva, a empresa promotora do projeto.
A centralidade do concelho de Mogadouro, aliada a dois eixos rodoviários importantes como o IC-5 e o IP-2, "pesaram na escolha da localização da fábrica" que ficará instalada nas proximidades da aldeia do Variz.
"As vias de comunicação que começam a aparecer na região nordestina e a proximidade com o mercado espanhol poderão ser trunfos a favor de quem faz um investimento desta natureza", considera o empresário.
A unidade transformadora está em fase adiantada de construção e foi considerada um projeto "âncora" ao nível do PROVERE, através do programa InovaRural e desenvolvido em 2008.
De acordo com o promotor da iniciativa, toda a capacidade produtiva da fábrica será comercializada para países europeus.
Ao lado da nova fábrica vai ser instalada uma outra unidade que produzirá energia elétrica a partir de biomassa através de co-geração e cujo investimento previsto rondará mais 4,5 milhões de euros.
Segundo os investidores, as previsões da entrada em funcionamento da unidade de transformadora apontam para o segundo trimestre de 2012
Retirado do site Rádio RBA

Sem comentários:

Enviar um comentário