terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ZASNET aprova regulamento de utilização da marca Meseta Ibérica



A Assembleia-geral do AECT ZANET, em reunião ordinária do passado dia 1 de fevereiro, aprovou o regulamento de utilização da marca Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (RBT Meseta Ibérica).

Este documento estabelece as regras de utilização desta marca de qualidade por entidades e empresas sediadas no território da RBT Meseta Ibérica, com selo distintivo da UNESCO, com o objetivo de valorizar o turismo, os produtos endógenos e os serviços, quer a nível nacional (Portugal e Espanha) quer a nível internacional, da Maior Reserva Transfronteiriça da Europa.
Com este objetivo será estabelecido, de imediato, um plano de ação que contempla reuniões com os municípios, as juntas de freguesia, as escolas, o Sistema Científico e Tecnológico, os diferentes agentes sociais e económicos e as suas associações representativas, de forma aumentar o grau de pertença da população à RBT Meseta Ibérica para conseguir também atrair um maior número de visitantes.
Avançará, ao mesmo tempo, o projeto de sinalização da Reserva de Biosfera para a valorização económica dos serviços associados ao património natural e cultural, numa lógica de desenvolvimento sustentável participativo, capaz de gerar valor acrescentado, que beneficie organismos públicos, agentes económicos e sociais, com o traçado de itinerários turísticos transfronteiriços.
Nesta reunião foi ainda aprovado o Órgão de Gestão da Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. O órgão executivo é composto pela Gestora da Reserva (que acumula funções com a direção do AECT ZASNET), uma Coordenadora para o território português e uma Coordenadora para o território espanhol, que estarão em permanente contato.
A partir desta data, Zamora passa a acolher a sede espanhola da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

Retirado de www.noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário