segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Butelo e casulas cada vez mais procurados



Festival e confraria que promovem o enchido e o acompanhamento têm contribuído para a sua divulgação e aumento da procura. São cada vez mais os expositores e restaurantes aderentes à iniciativa.

O butelo e as casulas são agora mais conhecidos e para isso muito tem contribuído a divulgação do enchido através do festival, que teve a sua quarta edição no passado fim-de-semana. Este ano os expositores aumentaram, abrindo-se pela primeira vez o espaço a expositores de todo o distrito. Marcaram presença na Praça Camões, anfitriã do certame pela primeira vez, 20 produtores de fumeiro e 13 de artesanato, hortícolas e produtos da terra. Os restaurantes a cozinhar butelo e casulas também foram mais este ano, tendo aderido 25 restaurantes do concelho de Bragança.
Por outro lado, a Confraria do Butelo e da Casula, tem também contribuído para a divulgação destes dois produtos típicos do nordeste transmontano, nos últimos cinco anos. O grão-mestre da confraria, Nuno Pires, refere que o aumento da popularidade do butelo e das casulas é bem visível. “Isso nota-se, até pela afluência de visitantes e pelo aumento de expositores. Notamos que há mais gente a comprar e mais gente a comer e a gostar do butelo. Desde que a confraria e o festival surgiram e começaram a dinamizar estes produtos, toda a evolução foi muito positiva”, referiu o representante dos confrades.
O aumento da procura, tem também levado a um aumento do preço destes produtos, o que no caso das casulas é ainda mais notório. “Quando a Confraria surgiu, o quilo das casulas rondava os três euros e os produtores tinham alguma dificuldade em vender. Agora o preço por quilo situa-se nos 10 euros e há dificuldade em conseguir casulas de qualidade”, acrescentou Nuno Pires, salientando ainda que “a qualidade dos butelos e das casulas também tem vindo a aumentar”.

Escrito por: Olga Telo Cordeiro / Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário