segunda-feira, 9 de maio de 2016

Um túnel aberto e mais 300 milhões de euros para dinamizar Trás-os-Montes



O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou na tarde de hoje o Túnel do Marão, uma infraestrutura considerada como fundamental para encurtar a distância entre a região transmontana e o litoral.
O primeiro-ministro disse hoje que inaugurar o Túnel do Marão abre séculos de oportunidades para Trás-os-Montes "Hoje é um dia histórico para o país com a inauguração desta infraestrutura", afirmou.
António Costa realçou a importância da ligação do interior ao litoral e a importância em ter uma faixa fronteiriça que nos liga a muitos mais milhões de habitantes peninsulares. “Hoje, o nosso desafio não é só sermos mais coesos entre nós, é sermos mais capazes de nos projetar no espaço global, mas também no mercado ibérico”, salientando que “é cada vez mais importante devolver às regiões o poder para definir a sua estratégia de desenvolvimento”.
Costa enalteceu a importância das regiões afirmando que “é necessário reforçar os poderes daquelas que são as entidades e autoridades representativas das populações, das gentes de Trás-os-Montes. É por isso que é importante complementar esta estratégia com um novo impulso à descentralização”, afirmou.
Segundo o primeiro-ministro Trás-os-Montes é um espaço territorial que pode reforçar a dinâmica económica de todo o país, devido à sua localização privilegiada relativamente a alguns dos grandes centros urbanos da vizinha Espanha. Para António Costa Trás-os-Montes “tem de ser a frente avançada para a afirmação da economia portuguesa no conjunto do mercado ibérico”, disse.
O responsável pelo atual Governo também lembrou que o PIB per capita da região é de 61% quando comparado com o da região do Grande Porto, devido a décadas de atraso e de  isolamento da região transmontana, isolamento esse que agora o Túnel do Marão poderá vir a colmatar.
Na mesma cerimónia de inauguração do Túnel que abrirá ao trânsito a partir da meia-noite, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou investimentos de mais de 300 milhões de euros nos distritos de Vila Real e Bragança, verbas que, disse, vão contribuir para dinamizar a região.
"Estamos a contratualizar os planos de desenvolvimento urbano para toda a região norte, em particular da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, de cerca de 160 milhões de euros", anunciou Pedro Marques.

Sem comentários:

Enviar um comentário