quarta-feira, 4 de maio de 2016

Nordeste Transmontano tem três praias com bandeira azul



A praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta e as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada, no Azibo, concelho de Macedo de Cavaleiros voltam este ano a receber a bandeira azul. A Praia da Fraga da Pegada foi considerada, pelo segunda vez, a estância balnear fluvial mais acessível para cidadãos de mobilidade reduzida. Já a praia da Congida recebeu a bandeira pela sexta vez, sendo que, no ano passado, não obteve este galardão.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental, atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, divididos em quatro categorias.
Macedo de Cavaleiros é o concelho do interior norte do país com mais praias distinguidas. O presidente do município, Duarte Moreno, considera que “estes galardões fazem com que aquele espaço se torne digno”, e salienta “o esforço feito por todos aqueles trabalham na área da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo”. 
A autarquia macedense vai, para a nova época balnear, realizar novos investimentos nas praias da Albufeira do Azibo. As chuvas alagaram as duas praias, obrigando a um reforço acrescido de areia, no sentido de repor as condições a que estão habituados os banhistas. Ao nível da acessibilidade, serão melhoradas as condições nas instalações sanitárias. A lista das áreas balneares que em 2016 vão hastear a Bandeira Azul foram conhecidas na passada sexta-feira em 314 praias, mais 15 que no ano passado.

Jornalista: Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário