sábado, 14 de maio de 2016

Segunda série de entrevistas

Olá amigos!
Estamos a iniciar a segunda série de entrevistas sobre Trás-os-Montes e transmontanos de nascimento e, também,  de coração.
Tivemos o prazer de entrevistar, no passado dia 9 de maio, o Dr. Nuno Santos, médico estomatologista que tem como hobby o ciclismo em todas as suas vertentes, desempenhando, neste momento, o cargo de Presidente de Direção da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança.

Aqui deixamos um breve curriculum deste portuense que ama Trás-os-Montes como se transmontano fosse.


"Nasceu em maio de 1960, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, na mesma freguesia de Ramalde onde residia a família, na casa do avô paterno, já falecido. 5º e último filho de pais portuenses, médico cardiologista e professora de matemática (efectivamente doméstica e mãe de família).
Escola primária de 1966 a 1970, na escola 75 da rua dos Castelos, no Porto. Liceu de 1970 a 1977, no liceu Rodrigues de Freitas/D. Manuel II, no Porto. Ano propedêutico em 1978... Curso de Medicina no ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), de 1978 a 1984.
Casado, sem filhos, em agosto de 1984, com Judite Marques, Pediatra.
Fez o internato geral no Hospital Geral de Santo António, de 1984 a 1986, sendo simultaneamente monitor da cadeira de propedêutica médica, do 4º ano do curso de medicina do ICBAS. Internato complementar de Estomatologia de 1986 a 1990, no Hospital de S. João.
Veio para Bragança, em julho de 1993 por opção, recusando vagas para o casal, no Hospital de Guimarães. Trabalhando desde então no Hospital de Bragança, simultaneamente com exercício de prática privada até 2012.
Vive numa pequena aldeia próxima de Bragança, numa casa rural reconstruída, projecto da sua vida, desde janeiro de 2000.
Tem como hobbies a prática desportiva (inicialmente o futebol, o ciclismo, depois o hóquei em campo, o ténis, finalmente e definitivamente o ciclismo), as viagens a locais exóticos e com culturas diferentes, a fotografia, a música, e sempre a mãe natureza e a vida animal.
Participou na iniciativa cívica "limpar Portugal" em 2010. Em finais de 2010, para não deixar cair a ACB (Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança), aceita encabeçar a lista da sua Direcção, tendo sido reeleito no final de 2013, para o seu 2º e último mandato. Participou em múltiplos eventos de ciclismo, particularmente de BTT, de que destaca as 4 idas a Santiago de Compostela (num só dia, 275 Km por estrada em junho de 2012) e a prova mítica, Transportugal em maio de 2013 (de Bragança a Sagres, passando pela serra da estrela, em 9 dias de BTT - 1200 km com 27000 m de acumulado positivo).
Sente-se mais transmontano que nada, constatando o quase abandono a que o poder central e mediático vota a região, mas lamenta o tribalismo/regionalismo que ainda enfraquece mais a região."

Proximamente publicaremos a entrevista em suporte texto e, também, áudio. 
Marcolino e Mara Cepeda 

Sem comentários:

Enviar um comentário