terça-feira, 31 de maio de 2016

Restauro do Cadeiral da Sé de Miranda do Douro nomeado para os Prémios APOM 2016



A intervenção de restauro do Cadeiral da Sé de Miranda do Douro está nomeada para os Prémios APOM 2016, na categoria Prémio de Intervenção de Conservação e Restauro. Os galardões vão ser entregues no próximo dia 3 de junho.


O restauro do Cadeiral da Sé de Miranda do Douro decorreu entre finais de 2014 e início de 2015, sendo uma intervenção incluída no projeto mais amplo de requalificação da Sé de Miranda do Douro.
Recorde-se que o restauro do Cadeiral implicou que o mesmo fosse integralmente desmontado e levado para tratamento em atelier, por parte da empresa Detalhe, com sede em Lisboa, sendo apenas alguns dos elementos tratados no próprio local.
Tal facto ficou a dever-se, por um lado, ao estado de degradação do mesmo, e por outro, à necessidade de acesso a meios de tratamento auxiliares, condições e equipamentos necessários para o tratamento de material desta natureza.
A intervenção, realizada no âmbito do projeto Rota das Catedrais no Norte de Portugal, foi coordenada pela Direção Regional de Cultura do Norte, contando com o apoio do Município de Miranda do Douro e da Diocese de Bragança-Miranda.
Sobre os Prémios APOM
A Associação Portuguesa de Museologia, também conhecida como APOM, tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM, no seu Estatuto.
Tem ainda como objetivos promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.
Todos os anos a APOM atribui Prémios com o objetivo de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

Retirado de www.noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário