segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mogadouro avança com centro de estudo do cogumelo silvestre

Evitar intoxicações provocadas pela ingestão de alguns fungos e fomentar a produção de cogumelos silvestres é o objectivo do projecto.

A Câmara de Mogadouro vai avançar com a criação de um laboratório destinado a analisar os cogumelos silvestres que aparecem na região, de forma a evitar intoxicações provocadas pela ingestão de alguns desses fungos.

O presidente da autarquia, Francisco Guimarães, revela que já foram estabelecidos os primeiros contactos com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com Instituto Politécnico de Bragança para dar início ao projecto.

"Precisamos de um laboratório onde os cogumelos possam vir a ser estudados [por especialistas] e se possam desenvolver novas espécies", diz o autarca.

O espaço de investigação ficará situado no futuro Centro Interpretativo do Mundo Rural, em fase de construção.

Do projecto faz ainda parte a criação de um campo experimental, no espaço contíguo exterior, para ajudar a identificar espécies, que será aberto aos micólogos amadores.

O projecto tem ainda como objectivo "incentivar as pessoas a produzirem cogumelos silvestres, devido ao seu potencial gastronómico e económico", acrescenta Francisco Pimentel.

Segundo os especialistas, este ano há muitos cogumelos na região trasmontana, mas com pouca qualidade, devido ao calor que se fez sentir.


por Olímpia Mairos
Retirado de RR sapo

Sem comentários:

Enviar um comentário