sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Elisabete Jacinto foi dar exemplo aos alunos do Agrupamento

A piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto passou pelo Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) para apresentar o seu livro “Portugas no Dakar”. O livro de banda desenhada faz parte do Plano Nacional de Leitura.
O convite partiu do AEV e do município local e contou com presença de uma sala cheio de alunos curiosos que fizeram perguntas à única piloto no mundo que participa em provas de todo o terreno ao volante de um camião.
O trabalho é fruto de uma parceria entre Elisabete Jacinto e Luís Pinto Coelho.
Propõem-se imortalizar as participações de todos os portugueses que se aventuraram de moto no maior rali do mundo, o Rali Dakar.
O Portugas no Dakar mostra o outro lado da prova, aquele que passa à margem dos interesses jornalísticos e que está muito para além das tabelas classificativas, da magnitude das paisagens e da grandeza do deserto.
“É o verdadeiro Dakar vivido por dentro, as condições de participação, as aspirações, os anseios de cada piloto, os sentimentos e o desespero de quem conduz a moto até ao limite das suas forças, as façanhas de um modo de vida improvisado diariamente”, diz a autora que também é professora de geografia. No fundo, são as histórias dos pequenos problemas que “deixam marcas profundas em quem as vive e cuja superação conduz à vontade irresistível de voltar”. São as histórias nunca antes divulgadas, nem pelos órgãos de comunicação social que fizeram a cobertura desta prova de aventura motorizada.

Por Francisco Preto
Retirado de www.mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário