domingo, 30 de novembro de 2014

Fim-de-semana cultural em Bragança

Este fim-de-semana trouxe a Bragança duas figuras notáveis da cultura nacional: O Professor Adriano Moreira, na Biblioteca com o mesmo nome e o Escritor Mário Cláudio no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, ontem, 29 de novembro. Aqui falaremos do 1º. Em nova postagem, do 2º.
Sexta-feira, 28 de novembro, o Professor Adriano Moreira, agraciou-nos com o lançamento do livro Este é o tempo.
"De um conjunto de conversas com Adriano Moreira, o jornalista Vitor Gonçalves escreveu Este é o tempo. Num registo coloquial e sempre na primeira pessoa, Adriano Moreira revela aspectos mais íntimos da sua vida. Fala da relação com a irmã, militante comunista, e com a filha, deputada socialista, e dos debates políticos em família. Explica porque casou tarde, como educou os filhos e qual o seu entendimento do que é o amor."
"Partindo da sua prodigiosa memória, Adriano Moreira conta, com detalhe, as conversas que teve com Salazar, desde o convite para integrar o Governo como ministro do Ultramar até ao momento em que pediu a demissão. O Professor narra episódios menos conhecidos, como o processo que o conduziu à cadeia onde partilhou a cela com Mário Soares. Descreve o período de exílio no Brasil, depois do 25 de Abril, e a adesão ao CDS onde chega a presidente do partido."
"Este é o tempo é também uma reflexão sobre a encruzilhada em que Portugal se encontra, o crescente desamor dos cidadãos pela Europa e as janelas de liberdade de que o nosso país dispõe para superar as dificuldades."
"Um documento único sobre Portugal, a Política, o Amor e Salazar, de um homem que foi testemunha e protagonista dos momentos principais dos últimos 90 anos do país."

(Texto retirado da aba da capa do livro.) 


"Eu tenho uma frase a que recorro com frequência para caracterizar o tempo que estamos a viver, "O desconhecido está à espera de uma oportunidade."" (Adriano Moreira)

 
"Não envelhece quem envelhece ao nosso lado. Isto é verdade! O amor é quando constatamos que a pessoa que está ao nosso lado não envelhece. Esta é a minha definição de amor." (Adriano Moreira)

"Estou a chegar a um momento de prestar contas. Daí que eu pergunte se nós fizemos tudo o que era necessário para não termos chegado à situação em que nos encontramos. Provavelmente não fizemos." (Adriano Moreira)

Maria Cepeda

Sem comentários:

Enviar um comentário