terça-feira, 29 de abril de 2014

Gastronomia no Museu Abade de Baçal

Nos próximos dias de 8 e 9 de Maio o Museu do Abade de Baçal recebe o gastrónomo Virgílio Nogueira Gomes para a apresentação do seu último livro e trocar ideias e sabores.

 Neste âmbito, dia 8 de Maio realiza-se a palestra sob o tema “Linguagem do Património Imaterial: a alimentação, alguns exemplos”; dia 9 de Maio tomará lugar a apresentação o livro “Tratado do Petisco e das Grandes Maravilhas da Cozinha Nacional”.

 Este livro percorre o país em busca do património gastronómico e das práticas alimentares da nossa cultura, revelando-nos velhos saberes da tradição local e partilhando connosco antigos segredos transmitidos de geração em geração, trazendo-nos as histórias que fazem a história da cozinha em Portugal.

Todas as ações serão dirigidas pelo gastrónomo Virgílio Nogueira Gomes.

Nasceu em Bragança e tem formação superior em Gestão Hoteleira pelo Instituto International de Glion, na Suíça, fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas. É investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura e de História da Alimentação. Coordenou acções de promoção da Cozinha Portuguesa em vários países estrangeiros e proferiu centenas de conferências e palestras sobre Gastronomia.

É membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes e Alto Douro autor do livro “Transmontanices – Causas de Comer” e co-autor do livro “A Cozinha do Mar” e escreve com regularidade em diversos jornais e revistas.

Foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que levou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico.

Tratando-se de um evento pontual esta é também uma boa ocasião para revisitar o Museu do Abade de Baçal e conhecer a sua programação cultural no mês em que se celebram os museu.

 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário