terça-feira, 20 de setembro de 2016

Projeto de autoconsumo com baterias em exploração agrícola de Carrazeda de Ansiães



A Sunenergy, empresa especializada em soluções de energias renováveis e da implementação de sistemas energéticos limpos e eficientes para climatização, produção de água quente e geração de eletricidade, finalizou mais um projeto em modelo de UPAC (Unidade de Produção em Autoconsumo), numa exploração agrícola de mirtilos, na aldeia de Linhares, concelho de Carrazeda de Ansiães.


Este novo projeto da Sunenergy, constou da instalação inovadora e alternativa de uma Unidade de Produção em autoconsumo e bombagem solar em furo de água na Casa da Regada, que também incluiu a instalação de 18 painéis solares de 250W,
12 baterias para acumulação de energia, gerador, bomba de furo para rega e reservatório com capacidade para armazenar 323 m³ de água.
Tendo sido inviável economicamente fazer um ramal para o fornecimento de energia elétrica, o jovem promotor deste pequeno empreendimento agrícola optou pela instalação painéis solares, que alimentam os equipamentos elétricos da exploração, incluindo a bomba da água. Quando produzem mais energia do que a necessária, carregam as baterias para que a energia seja usada em período noturno. Para alturas sem sol, particularmente no inverno, foi instalado um gerador.
A Casa da Regada é uma exploração agrícola de mirtilos com 3 Hectares, de um jovem agricultor que realiza a sua exploração baseado em conceito de eficiência energética e sustentabilidade dos gastos produtivos. Trata-se de um exemplo inovador na utilização de novas alternativas energéticas em explorações agrícolas da região do Nordeste Transmontano.
“Esta solução acaba por ser uma solução integrada oferecida pela Sunenergy que permite fazer chegar a energia elétrica a locais remotos, como é o caso desta exploração agrícola, onde de outra forma seria impossível fazê-lo.” Diz Raúl Santos, Diretor da Sunenergy.

Sem comentários:

Enviar um comentário