sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Bragança e Macedo com gasóleo profissional a partir de quinta-feira


Os dois concelhos fazem parte do projecto piloto que vai proporcionar às empresas transportadoras gasóleo a preços de Espanha
Foi publicada em Diário da República, na passada quinta-feira, dia 8 de Setembro, a portaria que estabelece os procedimentos para descontos no combustível em regiões de fronteira. A partir de dia 15 deste mês, entra em vigor o reembolso parcial de impostos sobre combustíveis para as empresas de transportes de mercadoria, sendo aplicável ao gasóleo rodoviário.
A medida será implementada em todo o país em Janeiro de 2017, mas entra já em vigor esta semana em quatro zonas piloto, junto à fronteira com Espanha, para efeitos de teste, nomeadamente em Quintanilha, abrangendo os concelhos de Bragança e Macedo de Cavaleiros, Vilar Formoso (concelhos de Almeida e Guarda), Caia (Elvas e Estremoz) e Vila Verde de Ficalho (Serpa e Beja).
A medida pretende evitar que as empresas de transportes internacionais desloquem “os seus abastecimentos de combustíveis para fora de Portugal”.
No documento assinado pelos ministros da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques, das Finanças, Mário Centeno e pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, assume-se que a ausência de um regime de “gasóleo profissional” em Portugal “tem não só afectado a receita fiscal, através do desvio de consumo para outros países, como concorrido para a deslocalização de empresas do sector dos transportes para fora de Portugal e contribuído negativamente para a competitividade das exportações nacionais”, servindo estes primeiros meses de ensaio desse sistema.
O gasóleo será assim mais barato para as transportadoras de mercadorias que abastecerem através de cartões frota, em estabelecimentos autorizados para o efeito, num limite máximo de 30 mil litros por viatura, por ano.
O desconto é feito em cada abastecimento, através do reembolso parcial do imposto, que de acordo com o ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, vai levar a uma redução de 13 cêntimos, o que aproxima, nestas zonas, o gasóleo profissional ao preço de Espanha.
O reembolso parcial do imposto será pago às empresas no prazo de 90 dias e está dependente da comunicação de dados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) por parte dos emitentes do cartão frota ou “outro mecanismo de controlo certificado”
O Governo prevê que a medida deverá representar para o estado uma despesa fiscal na ordem dos 150 milhões de euros, mas espera que parte deste valor possa ser compensada pela receita esperada com o aumento do consumo de combustíveis em Portugal.

Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário