terça-feira, 13 de setembro de 2016

Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal visita o IPB



No próximo dia 15 de setembro, o Instituto Politécnicos de Bragança recebe o Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, com o intuito de conhecer a realidade técnico-científica do IPB e de equacionar as potencialidades de colaboração bilateral nestes domínios.
O instituto preparou uma breve visita ao IPB, a iniciar-se pelas 11h com uma receção nos Serviços Centrais do IPB, seguida de uma passagem por três laboratórios de investigação nos domínios da Ciência Alimentar, Genética e evolução das abelhas melíferas e Indústria 4.0, conversa com os jornalistas e almoço nos Serviços de Ação Social do IPB, com a presidência do IPB, Diretores das escolas, Associação Académica e Associações de Estudantes e estudantes americanos no IPB.
Embaixador Robert A. Sherman
 
Robert A. Sherman, natural de Boston, Massachusetts, chegou a Lisboa no dia 5 de Abril de 2014 para desempenhar as funções de Embaixador dos Estados Unidos da América para a República de Portugal. Apresentou as suas credenciais ao Presidente da República de Portugal, Sua Excelência o Prof. Aníbal Cavaco Silva, no dia 30 de Maio de 2014.
Desde a sua chegada a Portugal que o Embaixador Sherman adoptou a diplomacia económica do século XXI como prioridade. Nas suas viagens pelo país tem-se encontrado com líderes do governo e da comunidade empresarial para saber dos próprios quais os seus desafios e oportunidades. Numa parceria com o governo português, o Embaixador Sherman tem usado uma abordagem de base no contacto com as empresas locais e até andou numa Harley Davidson no Alentejo na primeira de várias viagens que fez pelo país para divulgar os benefícios da Parceria de Comércio e Investimento (TTIP, sigla em inglês).
Um dos principais objectivos do Embaixador Sherman tem sido a promoção do investimento bilateral. Ele liderou uma delegação de investidores e empresários portugueses à cimeira SelectUSA que teve lugar em Washington, em Março de 2015. Também trouxe muitos investidores a Portugal para que conhecessem a alta qualidade da inovação e empreendedorismo dos portugueses. Em Junho de 2015, por exemplo, a Embaixada organizou a vinda de uma missão comercial sobre Biotécnica e Ciências da Vida encabeçada pelo laureado Nobel Dr. Craig Mello para promover a cooperação e oportunidades de negócio entre instituições de pesquisa, investidores e empresas dos Estados Unidos e de Portugal.
Noventa dias após a sua chegada a Portugal, o Embaixador Sherman e a mulher, Kim Sawyer, lançaram o Connect to Success, iniciativa de bandeira da Embaixada no campo do empreendedorismo feminino, que compreende um programa de Corporate Mentorship, um programa de MBA/Masters Consulting e workshops práticos gratuitos.
Num mundo cada vez mais interdependente, cheio de ameaças e desafios complexos, o Embaixador tem seguido a agenda do Presidente Obama de liderança “inteligente”, tentando encontrar mais formas de os Estados Unidos e Portugal, juntamente com outros aliados, poderem usar as suas capacidades em questões de segurança internacional. Em Portugal, o foco tem estado no reforço do compromisso em áreas como segurança marítima na África Ocidental, cibersegurança, narcoterrorismo e NATO.
O Embaixador Sherman tem demonstrado a sua paixão por Portugal, o seu povo e a sua cultura e está empenhado em ajudar os americanos a descobrir Portugal, tal como os navegadores portugueses descobriram “o Novo Mundo” há 600 anos. Antes de se tornar Embaixador, Robert Sherman foi um dos fundadores dos escritórios de Boston da Greenberg Traurig, uma firma de advogados internacional.
O Embaixador Robert Sherman tem um B.A. em Ciência Política da University of Rochester e um J.D. da Boston University School of Law. É casado com a empresária e advogada Kim Sawyer e tem dois filhos adultos.

Sem comentários:

Enviar um comentário