quarta-feira, 8 de junho de 2016

Festa da Cereja de Alfândega da Fé abre portas na quinta-feira. Evento decorre de 9 a 12 de junho



Uma das mais antigas Festas temáticas do Nordeste Transmontano começa já na próxima quinta-feira. Trata-se da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. O evento promete trazer as tão aguardadas cerejas, as primeiras da época, que em ano de quebra de produção e atraso na maturação são esperadas já com muita vontade.


Mas a Festa não se faz só de cereja e atrativos não faltam numa iniciativa que já conta com mais de 30 anos de história. Tasquinhas, artesanato, produtos locais, animação e uma programação diversificada tornam a Festa da Cereja de Alfândega da Fé na verdadeira montra do concelho.
À cereja juntam-se os queijos, os enchidos, azeites, ervas aromáticas, produtos silvestres, compotas ou licores e até um Vinagre de Cereja. Uma das novidades que a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé vai lançar durante a Festa. Este ano, merece também realce a II edição do Encontro de Pastores. A iniciativa, agendada para 11 de junho, conta com a parceria de associações do sector (ANCRAS e ANCOTEQ). O encontro inclui um Concurso de Ovinos e Caprinos e uma Mostra de Cão de Gado Transmontano. Pretende-se, assim, aproximar a Festa do mundo rural, dando a conhecer atividades e sectores que muito contribuem para a dinamização da economia local.
Com organização da Câmara Municipal, a Festa da Cereja concentra a grande parte das atividades no Parque Municipal de Exposições. É por lá que vão passar os grupos culturais concelhios, responsáveis pela grande maioria da animação e é também aqui que vão ter lugar os espetáculos musicais. A cantora Romana sobe ao palco principal na sexta-feira, dia 10 junho, à noite. No sábado, 11 de junho, a noite é transmontana com os Galandum Galundaina e Roberto Leal a darem voz ao orgulho de ser transmontano. Mas a Festa faz-se também noite dentro com a atuação de Dj’s e a realização de diversas performances.
Ao palco secundário, instalado numa tenda multiusos, sobem, logo no dia 9, o Dj Hallux Makenzo e as Dj’s Cariocas. O Dj Durval, acompanhado da Performance Fire Starters, anima a noite de dia 10. Carolina Torres e Performance Freak Out são a estrelas no dia 11. No domingo, 12 de junho, é o Piquenicão da Cereja do Tio João que abrilhanta a festa.
O evento abre portas a 9 de junho, pelas 18h.00 e é inaugurado, oficialmente, no dia10, às 11h00. Numa Festa que se tem vindo a afirmar como espaço de valorização e promoção do território e da sua identidade, a cerimónia de abertura conta com a presença de Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário