quinta-feira, 30 de junho de 2016

Faurecia investe 41,5 milhões e cria 400 empregos em nova fábrica em Bragança



Segunda unidade no concelho foi inaugurada dia 15 e vai começar a produzir em Setembro

As novas instalações para produção da empresa de componentes automóveis Faurecia, em Bragança, foram inauguradas quarta-feira, dia 15. A extensão da unidade industrial de tecnologias de controlo de emissões representa um investimento de 41,5 milhões de euros e a criação de mais 400 postos de trabalho até 2018, que se juntam aos 850 já existentes.
A produção para novos clientes, de marcas inglesas, francesas e espanholas (algumas das quais produzem automóveis topo de gama), arranca em Setembro e deverá dentro de 2 anos atingir vendas anuais de quase meio bilião de euros.
Face a novas encomendas e a outros projectos, a empresa tinha várias opções, mas a decisão de instalar em Bragança uma segunda unidade de componentes de automóveis teve a ver com o facto de já aí existir “uma fábrica de muito sucesso” e devido ao apoio do governo e da autarquia local.
“Na unidade Bragança 1 temos trabalhadores muito qualificados, bons técnicos, bons engenheiros e gestores, o que é o factor mais importante quando tomamos a decisão sobre o local onde instalar uma unidade de produção”, avança o vice-presidente executivo da Faurecia, Christophe Schmitt.
O representante da empresa francesa acrescenta ainda que, em Bragança, encontram “a combinação do compromisso do governo português, da Agência para a Competitividade e Inovação, das autoridades locais, do ensino superior em Bragança e das pessoas que trabalham na fábrica”, uma combinação que, afirma, “tem sido óptima”, assegurando que o investimento “não é a curto prazo, um investimento desta envergadura é a longo prazo”.
Presente na inauguração das novas instalações, esteve o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que destacou o facto de uma unidade “mais sofisticada em Portugal, com tecnologias de indústria 4.0, muito rara de encontrar não só no país como em toda a Europa” tenha decidido continuar a apostar em Portugal, “em particular num momento de crise da economia nacional”. “Acho que é um belo momento para a indústria portuguesa. A Faurecia fez aqui um bom trabalho, Portugal limitou-se a acompanhar”, frisou o governante.
O autarca de Bragança, Hernâni Dias, espera que com o alargamento da produção da multinacional e a instalação de outras empresas que produzem para a Faurecia, seja possível criar um “cluster industrial” na área das componentes automóveis.
“Com a ampliação desta unidade e do número de pessoas aqui a trabalhar, que chegará a um total de 1200, estamos a pretender criar aqui um “cluster” automóvel através da atracção de outras empresa que virão “atrás” da Faurecia uma vez que serão os directos fornecedores”, frisa o presidente do Município que garante criar as condições para que se instalem, seguindo o exemplo de duas empresas italianas que já produzem para a Faurecia e que se instalaram no último ano na zona industrial de Mós e adiantando que “há outras que estão com vontade de se instalar”.
A multinacional francesa, um dos líderes de mercado a nível mundial na produção de equipamento automóvel, tem uma fábrica em Bragança desde 2001 e alargou agora as instalações, devendo a nova unidade, agora inaugurada, começar a produzir em Setembro, estando para já a funcionar em fase de testes.

Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário