quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bragança vai ter um museu ferroviário



Espaço do Núcleo Museológico de Bragança do Museu Nacional Ferroviário está encerrado há mais de uma década mas poderá abrir portas, depois de ser intervencionado.

Há mais de uma década que os armazéns que serviam de abrigo às carruagens da estação terminal da Linha do Tua, em Bragança, estão encerrados, escondendo dos olhares mais atentos uma colecção de inegável valor patrimonial e histórico. Mas, de acordo com o município de Bragança, estas peças poderão vir a ser visitadas em breve.
A requalificação do Núcleo Museológico de Bragança está a ser preparada em conjunto com a Fundação Museu Nacional Ferroviário.
A autarquia quer investir cerca de 500 mil euros na requalificação do Núcleo Museológico, de forma a permitir abrir as portas ao público.
O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, explica que a intervenção se insere no Plano de Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e garante que as obras avançar em breve. “Estamos, neste momento, a finalizar o projecto. Tínhamos outro que, entretanto, teve de ser reajustado. Tomamos a opção de aplicar algum do dinheiro do PEDU na reactivação daquela secção museológica. Após a conclusão do projecto, será lançado o procedimento concursal para poder adjudicar as obras”, revelou o autarca.
O objectivo é atrair visitantes ao núcleo museológico. O autarca admite que o espaço tem estado encerrado e desorganizado. “Nesta altura o espaço não tem qualquer tipo de visitação, está tudo desorganizado e atulhado no mesmo espaço. O objectivo é dar-lhe uma disposição que permita que as pessoas apreciem a qualidade das peças do museu”, acrescentou Hernâni Dias.
A requalificação do Núcleo Museológico de Bragança está a ser preparada em conjunto com a Fundação Museu Nacional Ferroviário. A gestora de projectos desta fundação,
Maria José Teixeira, refere que objectivo é valorizar as potencialidades da colecção disponível e da localização do edifício, sendo para isso necessário ampliar o espaço e dotá-lo das exigências de um museu dos dias de hoje. “Será criada uma estrutura que vai permitir aos visitantes ter, a partir do exterior do edifício, uma antevisão da colecção que estará exposta. Será também feito um investimento em conteúdos multimédia e vamos proceder à limpeza de toda a colecção. A colecção de Bragança mantém-se mas podem ser acrescentadas novas peças que possam enriquecê-la”, revelou a responsável.
Maria José Teixeira acrescenta ainda que “a colecção que actualmente está em Bragança é excelente, representativa da zona, tem locomotivas a vapor de inegável valor, carruagens representativas do nosso património e está tudo em excelente estado”. 

Escrito pela Jornalista: Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário