terça-feira, 14 de junho de 2016

Duas décadas de geminação entre Bragança e Les Pavillons-sous-Bois



A comemoração dos 20 anos de geminação entre Bragança e Les Pavillons- sous-Bois foi assinalada na vila francesa no passado dia 10 de junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em duas décadas de geminação entre as duas localidades, o sénateur/maire de Pavillons-sus-Bois, Philippe Dallier, destacou esta aproximação como exemplo a seguir na Europa porque, no seu entender, se o conhecimento mútuo for maior as nações podem avançar na direção certa. "É uma maneira de manter viva a Europa, bem como as instituições europeias e de mostrar aos povos que a Europa é algo de positivo para todos. Esta geminação é uma forma de lutar contra os sentimentos negativos que grassam em alguns países", referiu Philippe Dallier.
Esta aproximação entre localidades é também para o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, um exemplo que está relacionado com "a troca de experiência entre povos e de cooperação. O ideal seria que esta cooperação feita a um nível institucional mais baixo, entre câmaras, deveria ser estabelecida ao nível dos próprios países. Falamos todos muito da Europa e dos seus valores, mas verdadeiramente a Europa unida que se pretende, com níveis de desenvolvimento idênticos, não acontece porque não há este bom relacionamento entre os povos", afirmou o autarca.
O grande mentor da geminação foi Eduardo Lapa, fundador da Associação Franco-Portuguesa/Casa de Trás-os-Montes, um emigrante natural da aldeia de Montesinho, no concelho de Bragança, radicado em França mais precisamente em Pavillons-sous-Bois, localidade onde existe uma grande comunidades de portugueses.

Por: Glória Lopes
Retirado de www.mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário