terça-feira, 15 de março de 2016

FabLab IPB está entre os primeiros FabLabs Portugueses na rede mundial de FabLabs



O FabLab do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foi integrado na rede mundial de FabLabs , desde o inicio deste mês de março, constituindo o 11º FabLab português com este reconhecimento.

Um FabLab é um laboratório de fabricação digital, com base no fabrico aditivo que permite o fabrico rápido de protótipos, que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”.
O conceito é pensado para servir a comunidade, fomentando a educação técnica informal, criando as condições ideais para a criação de um lugar frequentado por fazedores: movimento “maker”. Os projetos são concebidos em computador e posteriormente materializados em 3D utilizando as máquinas existentes, assegurando-se assim uma aprendizagem assente no “Learn by Doing” e que apoia a metodologia de ensino “Project-Based Learning”.
Os primeiros passos do FabLab IPB ocorreram em abril de 2014, com o total apoio da Instituição onde está inserido, dispondo atualmente este laboratório, para além da impressão 3D, ferramentas como fresadoras de pequeno e grande porte, torno mecânico, máquina de corte e gravação a laser, corte de vinil, scâner para digitalização 3D entre outros equipamentos.
Estando o FabLab IPB integrado no ambiente académico do Instituto, um dos objetivos é dar apoio, com os recursos e competências adequadas ao ensino e a algumas áreas da investigação, estando neste momento focado na investigação e no apoio à realização de projetos académicos. "Pretendemos criar ligações entre o IPB e a comunidade em áreas como arquitetura, engenharia, tecnologias da saúde, artesanato, design, entre outros, privilegiando sempre a Imaginação e a Inovação", refere os responsáveis do projeto.
Finalmente, e talvez o mais importante no atual momento, o FabLab IPB está comprometido com a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, Startup Portugal, colaborando com associações empresariais e em parceria como Rede Nacional de Incubadoras, contribuindo com o seu saber fazer para o desenvolvimento do país.
Querendo chegar a toda a comunidade Brigantina e não só,  os responsáveis por este projeto convidam todos a visitarem este espaço na Escola de Tecnologia e Gestão do IPB.

Sem comentários:

Enviar um comentário