sábado, 12 de março de 2016

Cadeia de hotéis promete fazer renascer das cinzas cineteatro da Torralta



Sala mítica da cidade de Bragança, consumida pelas chamas na madrugada de sábado, aguarda agora que o projecto da cadeia de hotéis Premium lhe devolva a dignidade a que habitou os brigantinos.

Os milhares de aplausos que se fizeram ouvir na sala do cineteatro da Torralta, em Bragança, deram lugar a lágrimas de muitos brigantinos que se reviram nas cinzas da sala, cujas imagens abriram noticiários nacionais, no passado sábado e se espalharam de forma viral pelas redes sociais, acompanhadas de comentários de brigantinos saudosos dos espectáculos e filmes a que ali assistiram.  Recorde-se que este emble­mático edifício da cidade de Bragança demorou cerca de 10 anos a ser construído pelo Montepio Geral, que ainda mantém uma agência no rés­-do-chão da infra-estrutura, a partir da qual terá sido disparado o alarme de incêndio. Concluído na década de 70, foi gerido pela empresa Torralta que o colocou em funciona­mento como unidade hoteleira e cinema. A obra foi projectada pelo arquitecto Viana de Lima, inserindo-se no conjunto de obras do Plano Municipal de Urbanização de Bragança, que começou a se implementado na década de 60 e incluiu obras como o Hospital, a Escola de Enfermagem e o Parque de Campismo.
No caso do edifício do Montepio, a sétima arte esteve em exibição neste local ao lon­go de mais de duas décadas. No final da década de 90 foi adquirido por um empresário de Bragança que o transfor­mou em Hotel S. José durante cerca de 5 anos. Em 2011 foi vendido a uma empresária chi­nesa que abriu um restaurante no primeiro andar, durante pouco mais de um ano. Agora promete tornar-se num hotel de referência da cidade e voltar a exibir filmes.
A cadeia de hotéis Pre­mium anunciou em exclusivo ao Jornal Nordeste, no passado mês de Setembro a intenção de investir cerca de 6 milhões de euros na remodela­ção do edifício. O projecto prevê um cine teatro, exactamente no mesmo local do antigo e com a mesma capacidade, ou seja: 600 lugares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário