domingo, 29 de outubro de 2017

Cadastro florestal simplificado avança e Alfândega da Fé integra projecto-piloto (25-10-2017)



Foi uma das medidas aprovadas pelo Governo no Conselho de Ministros extraordinário deste sábado.
Alfândega da Fé é um dos 10 concelhos que integra o projecto-piloto que vai fazer o cadastro simplificado das terras nacionais. A 1 de Novembro arranca o projecto-piloto tendo o decreto sido apresentado este sábado no Conselho de Ministros.
O sistema de informação cadastral simplificada avança para já de forma experimental, até final de 2018, nos municípios de Alfândega da Fé, Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Sertã, Caminha e Proença-a-Nova.
O objectivo é perceber a quem pertencem de facto extensas áreas de terreno florestal e para isso o Governo pretende criar um sistema de informação cadastral simplificada que permita a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos, e cria para esse processo o Balcão Único do Prédio.
A lei aprovada a 19 de Julho é uma das que integra a chamada reforma florestal que o Parlamento despachou, depois da tragédia de Pedrógão Grande e que foi complementada com as medidas que apresentadas na reunião extraordinária do Governo, de dia 21, para discutir o sistema de protecção civil e de defesa da floresta, na sequência das recomendações e conclusões da Comissão Técnica Independente, que produziu o relatório sobre os incêndios de Pedrógão Grande.
Entre estas medidas, está também o desenvolvimento de projectos de prevenção estrutural contra incêndios e de restauro em cinco áreas protegidas do território nacional, nos Parques do Douro Internacional e de Montesinho, bem como do Tejo Internacional, na Reserva Natural da Serra da Malcata e no Monumento Natural das Portas de Ródão. Os projectos, concretizados em estreita articulação com as autarquias, compreendem acções para a protecção de habitats e espécies, para a prevenção e vigilância contra incêndios e para a reabilitação de infra-estruturas existentes.
O Governo aprovou ainda, no âmbito da promoção da resiliência do território e das infra-estruturas, um Plano Nacional para a promoção de bio-refinarias, que espera possa “contribui para reforçar a aposta de Portugal na valorização das diversas fontes de energia renováveis, nomeadamente através da utilização sustentável de diferentes tipos de biomassa endógena” e que seja capaz de “utilizar os resíduos que resultam da limpeza das florestas portuguesas”, determinou a contratação de 500 sapadores florestais, ou seja, 100 novas equipas e de 50 vigilantes da natureza; autorizou a realização de despesa, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para a celebração de contratos de aquisição de serviços para instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios e aprovou ainda um plano de actuação para a limpeza das bermas e faixas de gestão de combustível das estradas e rede ferroviária.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário