domingo, 9 de julho de 2017

IPB entre as 50 melhores instituições no Ranking de Xangai



O Politécnico de Bragança tem a 50.ª melhor licenciatura em tecnologia alimentar de todo o mundo.
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) aparece num lugar de destaque no ranking de Xangai, um dos mais valorizados internacionalmente, já que lista as melhores instituições de ensino superior de todo o mundo.
Para além do Politécnico de Bragança, de Portugal apenas as universidades de Lisboa e do Porto aparecem no topo deste ranking mundial e o IPB é o único politécnico na lista.
Neste ranking por disciplinas, o IPB ocupa o 50.º lugar da lista dos melhores cursos do mundo na área de tecnologia alimentar.
Para o presidente do instituto, Sobrinho Teixeira, ainda há alguma surpresa ao receber este resultado, mas “começam a ser demasiados e diferentes rankings a consolidar a posição do IPB”. O Instituto foi considerado por quatro vezes o melhor politécnico português pelo U-Multirank. “Há alguma surpresa pelo facto de uma instituição do interior estar a ter esta pujança a nível nacional e podia achar-se que podia haver uma menor precisão do ranking, mas começam a ser tantos que é um bocadinho inevitável admitir aquilo que de bom nos está a acontecer, a nós e sobretudo à região”, frisou.
Sobrinho Teixeira acredita que para além de incrementar a “auto-estima dos transmontanos”, que espera “possam usufruir da visibilidade que o instituto está a ter”, estes rankings “são importantes para o futuro do instituto, para a captação de alunos de estrangeiros, essencialmente, mas também serão determinantes para novos desafios”.
Sobrinho Teixeira destaca ainda “a posição que o próprio instituto consegue ter a nível mundial e principalmente neste que é o mais prestigiado ranking do mundo”.
O destaque para um curso na área da ciência e tecnologia alimentar não é, segundo Sobrinho Teixeira, um acaso e a investigação nesta área tem contribuído para que o instituto se evidencie nesta matéria.
“A área em que porventura o IPB tem uma maior visibilidade é nesta da ciência e tecnologia alimentar, nós temos um centro de investigação de montanha que é um ex-libris a nível nacional, que é reconhecido pelo seu grande valor e tem sido feita investigação, que é desenhada dentro do instituto, mas feita em colaboração com a região, as entidades e associações, não é algo que é só conseguido por nós”, salientou ainda.
No ranking de Xangai por disciplinas surgem mais de 1400 universidades de 80 países, sendo classificadas as 500 melhores.

Escrito por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário