sexta-feira, 14 de julho de 2017

Desfile de pendões do reino de Leão por Miranda do Douro (Jornal Nordeste)



O desfile ibérico dos pendões regressou, no sábado, a Miranda do Douro pelo 3.º ano consecutivo.
O reunir dos pendões para desfilar, foi uma iniciativa que começou há três anos, organizada pelo município de Miranda do Douro e é enquadrada nas comemorações do dia da cidade. Todavia, a história destes estandartes e bandeiras de grandes dimensões, começou há muitos anos nas cerimónias religiosas, civis e militares, do reino de Leão, do qual Miranda fazia parte no passado.
Estas peças medievais únicas são oriundas das aldeias mirandesas e das regiões espanholas de León, Aliste e Sayago.
“União” foi a palavra mais dita pelos pendoneiros que participaram no cortejo e que iam explicando aos muitos visitantes que o significado dos 60 pendões que coloriram as ruas de Miranda em tons de vermelho, verde, dourado e branco.   
De S. Martin, veio Fernando Fuentes, que visitou pela primeira vez Miranda, como pendoneiro e esclareceu a origem deste símbolo “nos militares medievais que guiaram a reconquista cristã da Península Ibérica. O pendão é a representação do povo. Nas batalhas que havia antigamente cada povo identificava-se pelo seu pendão.”
“É a unidade de um povo, seja do povo hoje aldeia, seja do antigo povo cristão no tempo da reconquista porque é aí que eles têm origem seja aqui ou em toda a terra de Leão”, foi assim que António Rodrigues Mourinho, eleito o representante dos pendões de Miranda, explicou que este é o símbolo de uma união de territórios que, apesar de separados agora, em tempos foram um só. Este desfile é uma oportunidade para reunir “povos idênticos” e celebrar “a união para o futuro.” 
Artur Nunes, presidente da câmara de Miranda, ficou satisfeito com a adesão que o desfile tem ganho, apesar de, no primeiro ano, não ter sido fácil começar a reunir os participantes. Acrescentou ainda que “são cada vez mais os que querem participar neste desfile, com uma visibilidade crescente”, deixando também em aberto a possibilidade do número de pendões vir a aumentar no futuro. 
Orgulhosamente ostentados, a atingir os 13 metros de altura e 50 quilos, os pendões são, tal como a língua mirandesa, o símbolo mais antigo das Terras de Miranda. 

Escrito por: Jornalista Débora Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário