sexta-feira, 14 de julho de 2017

Frescos do fim da idade média encontrados numa capela em Vale de Porco (Mogadouro) (Jornal Nordeste)



Uma descoberta de grande valor patrimonial foi feita na Capela de Nossa Senhora da Encarnação em Vale de Porco, no concelho de Mogadouro.
Situada no lugar de Freixeda, no limite das freguesias de Vale de Porco e Castelo Branco, no concelho de Mogadouro, é na Capela de Nossa Senhora da Encarnação que se pode encontrar um mural pintado a fresco na abóbada localizada no interior da capela-mor. Para lá chegar é preciso percorrer um caminho em terra, de uns longos três quilómetros, por sinuosas curvas, até encontrar o lugar onde a descoberta foi feita. 
Há cerca de dois anos, a comissão fabriqueira, que trata deste templo de romaria e do seu espaço envolvente, decidiu fazer obras e colocar o granito da abóbada à mostra, que até então estava pintada de azul. Quando a empreitada de requalificação começou, os trabalhadores aperceberam-se da presença de uma pintura por baixo da sintética tinta azul e decidiram parar com a obra.
Ainda sem saber que estaria perante o que pode ser considerado uma relíquia cultural para a região, a comissão fabriqueira comunicou a situação à Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que enviou técnicos para fazer a peritagem da parede. 
Em relatório enviado pela Direcção Regional de Cultura, ao qual o Jornal Nordeste teve acesso, após as peritagens feitas por técnicos especializados foi possível concluir que a técnica utilizada é a pintura a fresco e que deverá ter sido feita entre os séculos XI e XIII. 
Depois de anos ao abandono, a capela e espaço envolvente têm sido recuperados, com a ajuda financeira do município de Mogadouro e agora o investimento continua com o objectivo de promover o espaço e chamar pessoas a conhecer o património ali presente. 

TESTEMUNHO: Valdemar Jorge
Tesoureiro da comissão fabriqueira
“Temos estado a investir para poder melhorar toda esta zona envolvente à capela para atrair aqui mais pessoas, não só no dia da festa, mas ao longo de todo o ano. Queremos que as pessoas conheçam e vejam o que aqui temos.”

Escrito por: Jornalista Débora Lopes
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário