domingo, 12 de fevereiro de 2017

VINHAIS: É AQUI A CAPITAL DO FUMEIRO


Feiras com fumeiro há muitas, mas a verdadeira feira do fumeiro, essa é em Vinhais que, há 37 anos, mantém a aposta na preservação do porco de raça bísara, que ao longo deste período foi valorizada e viu crescer o seu valor comercial.
O interesse sobre este animal e a sua importância para o concelho motivou a criação de um Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, que merece uma visita de todos, mesmo daqueles que acham que já sabem tudo sobre o porco bísaro.
O fumeiro de Vinhais é conhecido em todo o país e não é por ser barato. Aqui a qualidade tem um preço e é ao quilo que se vende a chouriça ou salpicão, que deram que falar logo nos primeiros anos do certame.
Se nos primeiros anos, a feira se realizava na rua e com meia dúzia de expositores, com visitantes que eram do concelho ou de concelhos vizinhos, hoje a feira assumiu uma dimensão à escala da responsabilidade que a organização tem sabido gerir, resultando em números que estão muito para lá do que se poderia esperar de uma vila do nordeste transmontano. Para se ter uma ideia, por aqui têm passado cerca de 70 000 pessoas em cada feira nos últimos anos. A feira do fumeiro de Vinhais é responsável por dinamizar um sector que movimenta no concelho cerca de 6 milhões de euros anuais e a expectativa é de aumento na comercialização. Para isso a organização da feira apresenta todos os anos novidades, este ano a aposta recaiu no “rocher de alheira de Vinhais”, uma iguaria da alta cozinha acerca da qual ninguém deverá atirar para o ar considerações antes de o provar, pois pode ter uma deliciosa surpresa. Esta poderá ser uma forma de libertar a comercialização deste tipo de produtos ligados ao fumeiro das amarras do Inverno para outras alturas do ano.
Mas é, de facto, este frio do nordeste transmontano que confere as condições essenciais para que o fumeiro de Vinhais possa chegar ao nível que se conhece. Talvez por isso, Fevereiro foi o mês escolhido para a realização desta feira desde o princípio, em 1981, não por ser mês mais frio, mas por já terem passado os meses mais rigorosos de Inverno pelo fumeiro, chegando assim a este mês no ponto certo para consumo.
Vinhais propõe-nos assim uma viagem às origens, porque esta feira do fumeiro é a original.

Jornalista: R.

Sem comentários:

Enviar um comentário