quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

553 anos de Bragança Cidade




Um programa cultural diversificado para comemoração dos 553 anos do foral de cidade, concedido por D. Afonso V em 1464, a Bragança.

Foram vários os pólos de atracção destas comemorações que começaram sábado dia 18 de Fevereiro e se estenderam até dia 20 de Fevereiro, o dia de aniversário.
Entre as iniciativas promovidas destacam-se a inauguração das exposições de Souto Moura e Graça Morais no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, as actuações, na Praça da Sé, dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança e a inauguração do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano. 

Graça Morais e Souto Moura inauguram exposições em Bragança

O autor do projecto de arquitectura do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Eduardo Souto de Moura, expõe pela primeira vez obra sua naquele espaço, em simultâneo com uma exposição inédita de desenhos e textos da própria Graça Morais.
O director do Centro, Jorge Costa, falou do projecto, que se desenvolve até à próxima Primavera. Esta “é uma exposição inédita centrada num trabalho que não é habitual mostrar do arquitecto Souto Moura que são os esquiços. Há uma grande proporcionalidade entre o desenho e o projecto final é isso que se pretende destacar nesta exposição. Por outro lado, está a pintora Graça Morais esta é já a 19ª exposição que aqui se faz com a sua vastíssima obra mas continua sempre a surpreender e apresenta desta vez 50 obras inéditas.”
A exposição de Souto de Moura expressa a relação entre a concepção e a concretização da obra. O arquitecto fundamenta só agora ter aceitado expor no espaço que ele próprio criou. Souto Moura “queria que fossem rectificadas algumas coisas no espaço que se foi degradando com o tempo ou pormenores que são menos estéticos dentro do Centro. Ainda não arranjaram mas pelo menos tenho a promessa que o vão fazer e eu acredito nas pessoas.” Souto Moura defende que “os arquitectos que se interessam pelas obras e lutam para que elas fiquem bem mesmo até à última.”
O arquitecto detentor do prémio Pritzker, o expoente máximo dos prémios da arquitectura, em 2011, explica o que significa esta exposição. “É um espelho de tudo o que eu já trabalhei e o que aconteceu enquanto fazia determinada obra. As obras nunca correm bem porque se corressem bem era sinal de que estávamos satisfeitos e isso é sinal que somos medíocres. A arquitectura serve para completar a obra de Deus que ficou por fazer, o objectivo final da arquitectura é a felicidade das pessoas”, esclarece. 
Graça Morais traz a público a espontaneidade do seu quotidiano, com esboços e reflexões sobre momentos de cada dia. “ Muitas vezes acrescento a palavra porque a palavra reforça a ideia que eu tinha quando comecei a fazer aquele desenho ou aquela pintura.
“Esta é uma exposição feita de diários sem ordem, porque eu ao longo da minha vida, talvez nos últimos 30 anos, comecei a fazer diários com essa intenção de completarem o desenho. A palavra aqui é para reforçar a imagem e ao mesmo tempo é um diálogo muito secreto comigo mesma” explica a artista.
A pintora vai mais longe quando confessa que apesar do carácter mais íntimo desta exposição por ter muito do seu quotidiano, dos pensamentos, da vida ou daquilo que é enquanto mulher, é agora a altura certa para mostrar estes trabalhos.
“A partir de um momento que as pessoas começam a envelhecer sentem que também já podem mostrar outras coisas. Interessou-me mostrar coisas que nunca tinha exposto, algumas estão repetidas mas expostas de outra forma, o importante é que os visitantes que vêm ao centro encontrem sempre algo que os surpreenda”, salienta Graça Morais.
O presidente do município, Hernâni Dias, considera que “o município de Bragança tem vindo efectivamente a registar um crescimento turístico significativo, os dados do instituto nacional de estatística apontam exactamente nesse sentido. O que significa que a estratégia de promoção territorial que tem vindo a ser desenvolvida tem efectivamente dado frutos”. Nesse sentido o autarca considera que as exposições são uma boa forma de dar continuidade à programação cultural, no aniversário do foral, que se comemorou ontem, com a inauguração do Centro de Cultura Sefardita, também com a participação de Eduardo Souto de Moura no projecto.
Para o Presidente da Câmara de Bragança “a vertente cultural é muito importante, desde a qualidade da programação que é definida, até à qualidade dos equipamentos culturais, que vão ser reforçados com a inauguração do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita.” 

Domingo de festa no centro histórico

Ainda em contexto de comemoração pelos 553 anos, os Brigantinos foram até à Praça da Sé, onde se reuniram para assistirem aos espectáculos protagonizados pelos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança.  
Quando questionados sobre a importância deste tipo de iniciativas os cidadãos têm a opinião unânime que se deveriam repetir várias vezes ao longo do ano.
Ao final da tarde de domingo, acompanhados pelas bandas filarmónicas do conselho toda a população foi convidada a cantar os parabéns à cidade. O dia terminou com o partir de um bolo confeccionado por 12 pasteleiros da cidade onde se podia ler “553 anos de Bragança- Uma cidade de todos e para todos”.
  
Desenho e texto de Graça Morais à conversa com Artur Pimentel
Um papel na mão de Graça Morais, enquanto conversa com amigos pode dar uma obra de arte.
O exemplo que reproduzimos foi realizado durante uma conversa da pintora com o então presidente da câmara de Vila Flor. Conta o ex-autarca que quando Graça lhe ia colocar algum problema do Vieiro e das suas gentes, a primeira coisa que fazia era dar-lhe um papel para que o usasse enquanto conversavam.
O texto é o registo do que ele próprio foi dizendo ao telefone.
Da figura feminina fica o fascínio do momento breve. Na exposição estão trabalhos semelhantes, a merecer a atenção do público.
Fica o agradecimento do Jornal Nordeste a Artur Pimentel, entusiástico admirador de Graça Morais.  


Escrito por: jornalistas Teófilo Vaz / Débora Lopes
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário