Jornalista Olga Telo Cordeiro
Já foi oficialmente lançada a marca ‘Terras de
Trás-os-Montes’, que promove produtos da Comunidade Intermunicipal (CIM-TTM)
com o mesmo nome.
O objectivo é valorizar e divulgar os produtos deste
território, que engloba nove concelhos (Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cava[1]leiros, Mirandela, Miranda
do Douro, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais), ao mesmo tempo que
“contribui para consolidar a identidade territorial”.
Até agora aderiram 15 produtores e 39 produtos já têm
este selo identificativo. Os empresários aderentes esperam que esta designação
que juntam ao produto possa ajudar na valorização dos produtos e aumentar as
vendas.
“Espero que ajude a divulgar a região de Trás-os-Mon[1]tes e todos os produtos que
estão associados. Quando me foi proposto foi fácil aderir, porque o projecto é
interessante”, disse Francisco Figueiredo, produtor de fumeiro no concelho de Bragança.
“Isso vai também dar a garantia que é um produto
regional e que efectivamente é feito em Trás-os-Montes”, refere Elisabete
Ferreira, da empresa Pão de Gimonde.
Há também 75 interessados em aderir a esta marca. Os
produtores, de áreas como o azeite, o vinho, mel, pão, fumeiro, queijo e
carnes, acreditam que a designação Terras de Trás-os-Montes será uma mais-valia
por ser associada à qualidade.
O pasteleiro Miguel Ribeiro, que criou o pastel “Os
meus amores”, acredita que a marca regional “é uma mais-valia, quando as pessoas
virem o produto à venda saberem que pertence às Terras de Trás-os-Montes” e
entende que os artigos “vão acabar por se destacar mais, chamar mais a atenção
e o comprador acaba por dar mais valor ao produto que tem o selo, a referência”.
“O facto de verem a marca de Trás-os-Montes faz logo
com que as pessoas parem, fiquem a olhar, porque são desta zona ou já ouviram
falar que os produtos daqui são de grande qualidade”, referiu Francisco Figueiredo,
reportando-se à experiência que teve em feiras.
Vera Santos, produtora de azeite em Vimioso, diz que
aderiu porque os clientes “valorizam muito se os produtos são mesmo genuínos e
procuram qualidade acima de tudo” e espera que a marca ajude a alargar a
projecção da marca Distintus.
Na apresentação oficial da marca e produtos aderentes,
o presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Artur
Nunes, explicou que qualquer empresa dos nove municípios pode candidatar-se, sendo
as características avaliadas, para dar garantia aos produtos.
“Há um conjunto de normas que têm que cumprir ao
nível do regulamento, a Comunidade Intermunicipal faz esse acompanhamento cumprimento
de normas, e o próprio consumidor quando compra um produto com este selo tem a
garantia de originalidade e qualidade”, sublinha, destacando que esta é uma
forma de “agregar os produtos que querem aderir” e “promover os produtos bons
da região, a nível nacional e internacional”, que pode “valorizar muito
Trás-os-Montes, como terra de sabores únicos, originais e tradicionais”.
Para já a marca Terras de Trás-os-Montes abarca
produtos da área do agro-alimentar, mas será estendida a serviços, da área da
restauração e turismo, bem como ao artesanato. A adesão é gratuita e todos os
custos são suportados pela CIM-TTM.
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