quarta-feira, 11 de abril de 2018

IRS EM FORMATO DIGITAL É UM PROCESSO COMPLICADO PARA A POPULAÇÃO MAIS IDOSA (11/04/2018)



A submissão das declarações do IRS começou no dia 1 de Abril e vai terminar no fim do mês de Maio. Pela primeira vez é obrigatório realizar este processo somente através de suporte digital.
Pela primeira vez, a submissão do IRS terá de ser realizada através da internet para todos os contribuintes. No entanto, nem todos estão de acordo com a medida. Para os mais idosos, entregar o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares – IRS informaticamente pode ser bastante complicado. Armando Palavras, de 75 anos de idade, contou que tem que pagar um serviço especializado para submeter a declaração. “Antes fazia-a eu ou a minha filha. Eu não tenho internet, não tenho nada disso e como é que eu vou fazer? Tenho que pagar ou conseguir alguém que me realize este serviço. Indivíduos com 80 anos vão fazer a submissão? Nunca na vida”, disse revoltado. 
A submissão para todas as tipologias de contribuintes terá de ser realizada de forma electrónica até ao final mês de Maio.
Mas também Amílcar Afonso, de 64 anos tem dificuldades para realizar a submissão do imposto sobre os rendimentos relativa ao ano passado. 
Adriano Pereira, que também já passa dos sessenta anos sustentou que o “IRS deveria continuar como estava até ao outro ano, porque há muitas pessoas que não conseguem realizar sozinhas sem auxílio, porque da forma como estava não constituía nenhum problema e quem não tinha computador tinha possibilidade de o fazer sem problema nenhum, sem ir pagar para o fazer” declarou. Álvaro Clemente também contou que ainda não fez a submissão mas que se a dirigir as Finanças para o auxiliarem no processo.  
As Juntas de Freguesia vão ajudar a população, como é o caso da União de Freguesias de Nunes e Ousilhão, do concelho de Vinhais. “Como é a primeira vez que as pessoas têm que preencher a declaração informaticamente e como a maioria não tem acesso à internet ou como muitas não sabem manusear, nós vamos tentar garantir o serviço desde o preenchimento do IRS até à submissão”, contou a tesoureira, Sandrina Fernandes. Para auxiliar a população de cerca de 300 habitantes destas aldeias, a União de Freguesias vai abrir dois gabinetes, no sábado, das 14h00 às 17h00 e no domingo, das 9h30 às 12h30m. Também a Junta de Freguesia de Ervedosa, do concelho de Vinhais é outro exemplo de uma freguesia que pretende ajudar a população neste processo que pode ser difícil para as pessoas com mais idade. Segundo Franclim do Nascimento, presidente da junta de freguesia de Ervedosa, as juntas daquele concelho prestam este serviço há vários anos.
O Portal das Finanças continua a registar problemas pontuais na área do IRS, impedindo alguns contribuintes de apresentarem a declaração e o governo garante que o reembolso será realizado no prazo máximo de 12 dias. Até ao dia de hoje já meio milhão de portugueses submeteram a declaração do modelo 3. 

Escrito por: Jornalista Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário