quarta-feira, 11 de abril de 2018

“Dias do Património a Norte”: Ciclo de Eventos de Turismo Cultural pretende envolver as comunidades locais


Miranda do Douro, Vila Real, Bragança (Outeiro), Mogadouro e Alfândega da Fé são as localidades transmontanas que durante o próximo verão irão acolher o ciclo de eventos integrados na Operação “Dias do Património a Norte”, uma proposta da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) que pretende envolver as comunidades locais. 

A iniciativa é promovida pela DRCN, em parceria com os municípios locais, representando um investimento total de 400 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.
Em Ano Europeu do Património Cultural, a DRCN aposta na descentralização e na oferta cultural disseminada pelo território, apresentando um projeto de turismo cultural inovador, agregador e atrativo, que utiliza como instrumentos fundamentais a programação cultural, o trabalho de mediação com as comunidades e a comunicação ao serviço da qualificação da experiência turística e da competitividade da economia regional.
Está desenhada uma experiência única e particular para cada um dos lugares, oferecendo, ao longo de dois dias, uma programação que irá impregnar de novas memórias os espaços, visitantes e comunidades.
O programa estende-se a diversas localidades de todo o norte do país, mas em Trás-os-Montes o ciclo de programação “Dias do Património a Norte” vai decorrer na Concatedral de Miranda do Douro, entre 1 e 2 de junho; na Sé de Vila Real, entre 15 e 16 de junho; na Basílica de Santo Cristo de Outeiro, Bragança, nos dias 27 e 28 de julho; no Castelo de Mogadouro, nos dias 10 e 11 de agosto e na Igreja Matriz de Sambade, Alfândega da Fé, nos dias 28 e 29 de setembro.
Pelo seu carácter e valor muito particulares e capital simbólico, os espaços patrimoniais disseminados pela Região Norte reúnem todas as condições para se assumirem como âncora de uma renovada oferta de experiências culturais e criativas únicas, dinamizando a economia, envolvendo as comunidades e valorizando de forma sustentável a sua paisagem natural e cultural”, refere o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte.
À necessidade de salvaguarda da integridade física dos recursos patrimoniais – e visando potenciar os resultados dos investimentos infraestruturais realizados no âmbito dos quadros comunitários anteriores, bem como previstos no presente Programa Operacional de Desenvolvimento Regional – acresce, desta forma, a pertinência de uma “estratégia de qualificação destes recursos enquanto âncoras da oferta de uma nova dinâmica de turismo cultural na região Norte”, acrescenta.
Como tal, a operação “Dias do Património a Norte” apresenta-se como um evento em rede que, ao longo de seis meses, vai transformar oito lugares patrimoniais da região Norte, em palcos de uma programação artística, cultural e gastronómica, desenhada com o traço da identidade singular de cada território. Em cada local, uma estória, um sabor, uma tradição, uma descoberta, estimulando uma dinamização cultural em locais de valor patrimonial inesgotável, criando sentimentos de descoberta e de pertença.
O primeiro evento desta programação em rede arranca nos dias 20 e 21 de abril, no Mosteiro Santa Maria de Arouca, no distrito de Aveiro, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, e contando com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.


Sem comentários:

Enviar um comentário