quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Agricultores transmontanos vão discutir gestão das áreas protegidas com Secretária de Estado



Iniciativa partiu da Associação Rionor que quer apresentar proposta de gestão dos parques naturais, resultante dos Conselhos Raianos.
Alguns agricultores do concelho de Bragança e representantes da associação Rionor vão reunir-se com a secretária de Estado do Ordenamento do Território e de Conservação da Natureza, no próximo dia 11.
O objectivo é apresentar uma proposta que saiu dos conselhos raianos, realizados em Portugal e Espanha pelo Movimento DART, que depois se transformou na Associação Rionor, no sentido de criar um conselho de avaliação da gestão dos parques naturais. 
O grupo de professores, investigadores, agricultores e, sobretudo, interessados na defesa dos interesses dos transmontanos, pretendeu com estes conselhos debater as dificuldades para a actividade agrícola e florestal que advêm da actual gestão nas áreas protegidas e propor soluções. Objectivos que continuam a pautar a actividade da Rionor. Foi nesse sentido, que surgiu a ideia de reunir com a secretária de Estado. “Queremos ver qual é a concordância ou não com uma proposta que é a criação do Conselho de Avaliação dos Parques Naturais, porque se criou uma situação de grande injustiça, como as penalizações por limpar caminhos e outras questões. Vamos transmitir-lhe estas dificuldades todas dos agricultores no terreno”, explicou Francisco Alves, um dos membros da Rionor.
A associação defende uma mudança na gestão destas áreas protegidas para estancar o despovoamento.“Há que haver um novo ordenamento à luz de um novo paradigma, as pessoas falam muito de conservar a natureza à base de multas, de força, mas não falam no diálogo com as populações. Peritos ambientais disseram que se não resolvermos o problema do despovoamento e da revitalização económica não há conservação da natureza, todo o património ambiental vai perder-se, os incêndios vão devastar tudo e o património cultural vai perder-se como se está a perder irremediavelmente”, sustentou.
Da lista de problemas denunciados por quem vive na área dos parques naturais, constam os prejuízos provocados por animais selvagens. “Só a título de exemplo mandamos uma lista, recolhida por agricultores de França, Portelo e Montesinho, de prejuízos nos castanheiros, vinhas e pomares estimados de130 mil euros”, destacou Francisco Alves. A associação Rionor, sedeada no concelho de Bragança, e alguns agricultores de aldeias que integram o Parque Natural de Montesinho vão aproveitar a reunião com a secretária de Estado do Ordenamento do Território para entregar um abaixo-assinado que pede a criação de um conselho de avaliação da gestão dos parques naturais. O documento conta já com mais de 700 assinaturas.

Por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário