quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Aberto procedimento de classificação de povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos



A classificação do Castelo de Mouros pretende valorizar e levar à preservação do espaço.
O povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, está em processo de classificação como sítio de interesse público, na área do património cultural.
O chamado Castelo de Mouros, sobranceiro ao rio Douro é um castro defendido por um fosso e campos de pedras fincadas. A sua ocupação terá ocorrido durante o séc. II antes de Cristo e durante a romanização. O local que remonta à Idade do Ferro (era pré-romana) foi alvo de escavações e sondagens arqueológicas entre 2011 e 2015. De acordo com a equipa de investigadores da Universidade do Minho encarregue das escavações e estudos, a antiga fortificação tinha como função defender um enorme povoado existente no local.
“Ao terminarmos o seu estudo e a valorização do Castelo de Mouros e dado o reconhecimento do seu valor científico considerou-se necessário e de grande interesse para o município a salvaguarda deste arqueossítio, tendo o processo sido desencadeado em 2014”, explicou ao jornal Nordeste a vereadora da cultura e turismo do Município de Mogadouro, Virgínia Vieira.
O objectivo com o processo de classificação, pedido pelo município à Direção-Geral do Património Cultural e que agora foi aberto, é valorizar e preservar o local, sendo o objectivo principal torna-lo visitável. Os trabalhos de valorização deverão incidir na consolidação de estruturas, limpeza do local, melhoria de acessos e instalação de painéis informativos.
Assim, a classificação do sítio arqueológico vai também possibilitar a realização de uma candidatura a fundos comunitários para a consolidação e valorização do espaço.
“Perante a necessidade de valorização, a classificação vai-nos permitir levar a uma candidatura a fundos comunitários. Queremos consolidar os muros e queremos pôr o local visitável e para isso, temos de ter sinalização e descrição do local”, adiantou.
A abertura do processo de classificação do povoado fortificado de Vilarinho dos Galegos foi publicada em Diário da República a 20 de Dezembro de 2016. Este povoado da idade do ferro faz parte da Rota dos Castros e Berrões, que inclui ainda edificações semelhantes de Mogadouro, Miranda do Douro, Penafiel, Salamanca e Ávila.
No concelho de Mogadouro, um processo semelhante tinha já acontecido com o castelo de Oleiros, entre Urrós e Bemposta, que acabou por ser classificado como património de interesse público em 1990.

Por: Jornalista Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário