domingo, 2 de junho de 2024

Transmontano Pedro Rego integra produção de documentário para canal Odisseia (29/05/2024)

O colaborador da Rádio Brigantia é fotógrafo desde 2015

O transmontano e colaborador da Rádio Brigantia, Pedro Rego, fez parte da produção de um documentário sobre reciclagem que está a ser transmitido no canal Odisseia. Fotógrafo de profissão, em 2015 decidiu dedicar-se às alterações climáticas, ecossistemas em perigo e animais em perigo de extinção. E assim abriu uma porta para aquele que veio a ser mais um desafio. “Consegui fazer esse trabalho no Ártico, no entanto quando estava a preparar o trabalho deparei-me com uma questão que fiz a mim próprio, que foi, eu ia lá fotografar, mas há esta possibilidade, hoje em dia, de as máquinas fazerem fotografia e vídeo, então porquê não aproveitar também para fazer vídeo? Então comecei a estudar e a pesquisar para fazer vídeo e fiz. Fui para o Ártico e fiz o trabalho de vídeo e e isso abriu-me uma nova porta profissional na vida, que é o trabalho na realização de histórias documentais sobre a natureza, alterações climáticas e ecossistemas”.

O documentário [R]- Reciclagem em Portugal começou a ser produzido em 2020. As gravações duraram um ano e meio. Pedro Rego disse ter ficado chocado com a situação de Portugal em relação ao ambiente. “Toda a informação que recolhi neste documentário me deixou um pouco chocado, com aquilo que é a realidade em Portugal e ver que ainda é preciso fazer tanto para chegarmos mais além. Fiquei escandalizado com a quantidade de produtos que estão hoje embalados e que não era preciso, como legumes. Desde logo, o que me saltou mais à vista foi um número, nós produzimos um quilo de lixo que por dia, quer é uma coisa brutal. E, depois, fiquei escandalizado com aquilo que ainda é preciso fazer”.

Pelas dificuldades da profissão e da falta de apoios, o transmontano vê esta conquista como uma recompensa. “Acima de tudo, uma recompensa de honra e de orgulho pessoal, em que as coisas tenham corrido. Isso enche-me de orgulho, não só como pessoa mas como transmontano porque sabemos bem a dificuldade que é viver longe dos grandes centros e das empresas que dão os grandes patrocínios”.

Pedro Rego tem já mais dois documentários na calha.

Desafios que dá a conhecer numa entrevista que pode ser ouvida na integra, esta quarta-feira, depois do noticiário das 17h.

Escrito por Brigantia

Jornalista: Ângela Pais


Sem comentários:

Enviar um comentário