quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Câmara Municipal de Vinhais quer comprar Seminário de São José (Retirado de www.jornalnordeste.com

A ideia da câmara é travar, para já, a deterioração do edifício 

Jornalista Carina Alves

Fotografia pertencente à Câmara Municipal de Vinhais

A Câmara Municipal de Vinhais quer comprar o Seminário dos Missionários Apostólicos que está, neste momento, com a sua preservação comprometida.

Segundo o presidente do município, já houve uma primeira reunião com a Diocese de Bragança-Miranda, no sentido de as partes chegarem a acordo, para que a câmara consiga comprar o edifício, também conhecido como Seminário de São José, por onde passaram milhares de rapazes, de 1920 a 1988. “O executivo decidiu, tendo em atenção a importância que este património tem para o concelho, falar com a diocese, no sentido de manifestar a vontade de adquirir aquele espaço, tendo em atenção a deterioração do edifício”, esclareceu Luís Fernandes, que assinalou que só compete à câmara travar essa mesma deterioração se for a “dona do espaço”.

O Seminário de Vinhais foi ainda casa episcopal, de 1920 a 1928, e funcionou como colégio e internato, de 1988 a 2004. Para já, caso a câmara o compre, ainda não há projectos estudados para o que possa ser. “Queremos fazer, para já, obras de manutenção, porque é um espaço que tem uma importância muito grande e que a todos diz muito.

Portanto, entendemos que era preciso dar esse passo e vamos fazê-lo. Não podemos dizer que já temos um objectivo ou que temos já um projecto ou algo definido, porque também não faz sentido. Em primeiro lugar, há que dar os passos necessários e o primeiro é adquirir. Depois, será necessário estancar, um bocadinho, a degradação”, rematou Luís Fernandes.

Além de não se saber, para já, o que poderá ser feito com o imóvel, o presidente da câmara também não sabe quanto custará o espaço. “O município terá de fazer essa aquisição pelos valores que entendermos que são correctos, que são legais e que podem permitir ao município fazer essa aquisição.

Houve uma primeira reunião em que manifestamos essa disponibilidade e eles manifestaram abertura para essa possibilidade da aquisição.

Não falamos ainda de valores porque não faz sentido. Primeiro tínhamos que perceber a disponibilidade”, explicou o autarca.

A Igreja de São Francisco e o Seminário dos Missionários Apostólicos formavam o conjunto do Antigo Convento de São Francisco. A igreja foi edificada na segunda metade do século XVIII. A construção do convento, passando depois a seminário, deve-se a José de Morais Sarmento, natural de Vinhais.

Sem comentários:

Enviar um comentário