segunda-feira, 6 de março de 2017

Festival do Butelo e das Casulas 2017




O já conhecido Festival do Butelo e das Casulas arrancou na passada sexta-feira, dia 24, em Bragança. Este é um evento que já se realiza há alguns anos e tem como objectivo promover o que de melhor tem Trás-os-Montes, a gastronomia.
Este ano o certame contou com 20 produtores e 14 expositores de artesanato. Foram 26 os restaurantes aderentes ao fim-de-semana gastronómico, proposto pela autarquia. Com o aumento de adesão por parte dos produtores e expositores, o presidente do município falou sobre a necessidade de encontrar outro espaço para a realização do evento.
“A verdade é que no espaço que nós temos disponível, não podemos meter mais gente mas a verdade é que é necessário dar um salto maior e arranjar um espaço com condições para receber mais gente”, explica o autarca.
Este ano o festival realizou-se durante o fim-de-semana em simultâneo com o carnaval dos caretos. Este tipo de iniciativas que juntam eventos gastronómicos e culturais são a aposta do município na promoção e desenvolvimento económico da cidade, como explica o autarca, “faz parte de uma estratégia de promoção territorial integrada, já há muito tempo que se pretendia juntar os dois eventos e este ano o calendário foi o ideal para o fazer.”
Durante três dias, na Praça Camões, pôde comprar-se casulas, butelo e outro fumeiro, bem como degustar esta iguaria gastronómica em vários restaurantes da cidade que se associaram à iniciativa, que trouxe mais visitantes à cidade.

Confraria do Butelo e da Casula

Foi no segundo dia do Festival do Butelo e das Casulas que se realizou a cerimónia de entronização de mais um membro na Confraria do Butelo e da Casula.
Desta cerimónia fez parte a assinatura de um protocolo com a federação portuguesa de confrarias gastronómicas. O grão-mestre, Milton Roque, espera que seja um “canal privilegiado de divulgação do butelo e da casula, da cultura, património e da região transmontana”.
Milton Roque é grão-mestre da confraria do butelo e da casula há 3 meses e adianta que um dos projectos que tem passa pelo “desenvolvimento de parcerias com o Instituto Politécnico de Bragança para investigação sobre estes dois produtos e espera-se que estes projectos tragam conhecimento sobre o butelo e a casula, quer para os produtores, quer para os comerciantes, para desenvolver vários produtos.”
Outro dos objectivos é a promoção desta iguaria, típica desta época do carnaval, nas capitais europeias, sendo a primeira Madrid. Fazem agora parte deste grupo 86 confrades, depois do capítulo que decorreu este fim-de-semana, integrado na edição anual festival do Butelo e da Casula, em Bragança.
Na reunião, participaram ainda outras confrarias gastronómicas de vários pontos do país.

Escrito por: Jornalista Débora Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário