domingo, 5 de março de 2017

Carnaval mais genuíno de Portugal atrai multidões a Bragança e Macedo de Cavaleiros





Bragança e Macedo de Cavaleiros receberam enchentes de visitantes para assistir ao entrudo com figuras mascaradas tradicionais da região.
Podence bate recorde com um registo de 12 mil pessoas nas ruas no domingo gordo.
Foram cerca de mil caretos e outras figuras endiabradas que invadiram as ruas da cidade de Bragança no passado sábado dia 25, para um desfile de Carnaval, com representação de tradições bem genuínas do Nordeste Transmontano.
Envergando máscaras de madeira ou de lata, pintadas e decoradas com pêlos de animais, cornos e outros enfeites que a imaginação ditar, vestidos com fatos de lã, serrapilheira foram cerca de 20 os grupos de mascarados e de gaiteiros que encheram de cor a zona histórica de Bragança. Vindos de vários concelhos do distrito de Bragança e também de Espanha os mascarados animaram a cidade ao longo da tarde, com as tropelias e diabruras que às figuras mascaradas se permitem por estes dias, um espectáculo que levou muitos à rua para assistir. Várias foram as pessoas que fizeram questão de estar presentes para relembrar “a importância de não deixar morrer estas tradições”, como referiu uma das participantes no cortejo.
Uma jovem de Vila Boa, Vinhais, disse que se veste de careto precisamente “para não deixar morrer a tradição e mantê-la na aldeia”. “Deixou de haver homens e começou a haver mulheres a vestirem-se também”, refere outra rapariga que há dois anos veste o traje tradicional de Grijó de Parada.
“É a festa dos caretos, anda-se de funil de porta em porta, a botar os jogos à praça, durante a noite toda de 25 para 26 de Dezembro”, na Torre de Dona Chama, referiu outro dos participantes do cortejo.

Enchente nas ruas de Bragança

O desfile que integrou ainda os alunos de vários agrupamentos de escolas e outras instituições da cidade, terminou com o tradicional ritual da queima do Diabo, na Praça Cavaleiro Ferreira, antecedida de um espectáculo de malabarismo com fogo e danças.
O presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, destaca que esta “foi a edição em que mais gente participou no desfile e com grande afluência de público também graças ao bom tempo”. O autarca destacou que houve “um grande crescimento, neste Carnaval mais genuíno”.
Como é já costume o carnaval em Bragança tem 4 dias e os festejos só terminam na quarta-feira, dia 1 de Março, no dia em que sai à rua “O Diabo, a Morte e a Censura”.

Cerca de 12 mil visitantes no Entrudo Chocalheiro em Podence

A bater todos os recordes, as comemorações daquele que é considerado o carnaval mais genuíno de Portugal, em Podence no concelho de Macedo de Cavaleiros registaram uma enchente de 12 mil visitantes só no primeiro dia.
Este é “um feito histórico”, segundo afirma António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence.
Foram vários os espectáculos de animação, organizados para garantir a qualidade dos festejos carnavalescos para os caretos e visitantes vindos de todo o país e até do estrangeiro, que durante quatro dias estão prontos chocalhar e foliar pelas ruas de Podence.

Escrito por: Jornalistas Olga Telo Cordeiro / Débora Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário