terça-feira, 12 de maio de 2015

Exames de carta de caçador regressam a Bragança

Caçadores esperam que em Agosto já seja possível realizar provas na capital de distrito
Entrou, esta segunda-feira, em vigor a portaria que permite que em Bragança se realizem novamente os exames para obtenção de carta de caçador.

A portaria publicada na passada sexta-feira revoga a anterior normativa de 6 de Março, que estabelecia que os candidatos a caçadores do distrito se deslocassem a Vila Real para prestar provas. A situação motivou a indignação e pedidos de esclarecimento por parte de associações de caçadores, mas também do Município de Bragança e dos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Bragança.
Dois meses depois, a ausência do distrito no mapa dos locais onde é possível realizar os exames de carta de caçador é corrigida.
A deputada do PSD, Maria José Moreno, explica que se tratou de um erro e que não fazia sentido Bragança ser excluída nesta matéria. “Foi mesmo um lapso. Até porque Bragança é particularmente dinâmica no que toca ao número de caçadores já habilitados, com carta de caçador, e ao número de candidatos que anualmente se propõe a esta habilitação. Não faria sentido nenhum Bragança ficar de fora”, explica.
Os exames para obtenção de carta de caçador vão a partir de agora ser feitos de dois em dois meses alternadamente entre Vila Real e Bragança.
Fernando Castanheira Pinto, presidente da Federação de Caçadores da 1.ª Região Cinegética, recebeu com satisfação o restabelecimento da normalidade e salientou o facto de alterar também “uma situação gravosa para os caçadores, porque só havia uma época de exames anual e uma época extraordinária, em Lisboa. Neste momento, com exames de dois em dois meses em Bragança e Vila Real, mais facilmente as pessoas terão oportunidade de realizar o exame”, defende o representante dos caçadores.
Na época de exames de Maio, os caçadores ainda terão de se deslocar a Vila Real. No entanto, a federação espera que as provas necessárias para tirar a carta de caçador agendadas para Agosto, já se realizem em Bragança.


Sem comentários:

Enviar um comentário