quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fotografia de Jorge Morais (inédita)


    "Quero também disponibilizar-vos uma foto que eu próprio tirei e que 
nunca foi vista: a visita de Mário Soares a Bragança (Presidência Aberta, 1987) e entrada no velho comboio para um pequeno percurso que, creio, terá sido até Frechas ou assim (não tenho bem a certeza). 

    Esta foto podereis colocá-la no vosso site, se assim o entenderdes, talvez no 25 de Abril, agora que faz 50 anos. Acho que ficava bem no dia da efeméride." (Jorge Morais)

    Obrigado Jorge Morais por esta foto.


O texto que se segue foi retirado de uma crónica do Eng. Jorge Nunes, no Jornal Nordeste.

    "Na visita oficial feita a Bragança, a 29 de abril de 1985, o Primeiro-ministro Dr. Mário Soares, reagindo às preocupações apresentadas pelo Presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Luís Pinheiro, relativas ao destino da Linha do caminho de Ferro do Tua, manifestou reservas quanto á viabilidade de manutenção da linha, lembrando os pesados défices das empresas públicas de transportes.

    Também durante a Presidência Aberta, de 15 a 26 de fevereiro de 1987, realizada na cidade de Bragança, o tema foi abordado em notícia relativa à viagem do Presidente da República, feita de comboio entre Bragança e a estação de Frechas. 

    Esta foi a última locomotiva a vapor que partiu da estação de Bragança, registado o momento por Jorge Morais." 
   
    Para além da foto acima publicada, Jorge Morais registou o momento do fim do comboio em Bragança com outras fotos, como refere Jorge Nunes. 

    Neste dia marcante dos 50 anos do "25 de Abril", ainda não recuperámos o comboio que se apresenta aqui ao lado, na vizinha Espanha. 
    
    A história repete-se. Fomos a última cidade a receber o comboio, em 1906. Voltaremos a ser os últimos? Alguma vez teremos comboio?
    
     Fica-nos a foto de Jorge Morais para não perdermos a esperança.


Maria Cepeda  


Sem comentários:

Enviar um comentário