Brevemente publicaremos, na integra, a entrevista realizada ao Exmo. Senhor Comendador, Engenheiro António Jorge Nunes, natural da pequena aldeia de Refóios, freguesia do Zoio, concelho de Bragança, no distrito com o mesmo nome.
Esta entrevista foi realizada há exatamente um mês na biblioteca Adriano Moreira.
É de toda a justiça dizermos que descobrimos uma pessoa com uma entrega enorme à causa pública, com grande inteligência e respeito pelos cidadãos.
Revelou-nos o passado, contou-nos o presente e antecipou estratégias de futuro.
O seu "princípio", como o de muitos transmontanos, fala-nos de uma vida difícil.
"Ter nascido numa pequena aldeia do concelho de Bragança, obriga naturalmente a manter memórias de ruralidade e de identidade que me parecem ser significativas, e marca caracteristica na minha vida e personalidade."
"Saí da aldeia quando vim para o liceu. Foi a viagem mais longa que fiz até esse momento. Sair da aldeia, chegar à cidade, foi descobrir um mundo novo. Foi uma perdição nos primeiros tempos de estudante em Bragança. O local preferido era o Jardim António José de Almeida onde jogávamos à bola, com bola feita de trapos, diversão que a polícia interrompia com frequência, obrigando-nos a saltar, escorregando pelas árvores para a plataforma inferior do jardim, local preferido para o jogo do prego. Conhecer tanta coisa diferente... nascer na aldeia nas circunstâncias em que a vida se fazia na altura, correspondeu, inequivocamente, a uma marca que se mantém ao longo da minha vida."
"Tive o reconhecimento das dificuldades com que muita gente ainda vive e que eu e toda a gente vivia."...
Maria e Marcolino Cepeda
Sem comentários:
Enviar um comentário