quinta-feira, 2 de junho de 2022

Entrevista ao Comendador Engenheiro António Jorge Nunes

Brevemente publicaremos, na integra, a entrevista realizada ao Exmo. Senhor Comendador, Engenheiro António Jorge Nunes, natural da pequena aldeia de Refóios, freguesia do Zoio, concelho de Bragança, no distrito com o mesmo nome.

Esta entrevista foi realizada há exatamente um mês na biblioteca Adriano Moreira. 

É de toda a justiça dizermos que descobrimos uma pessoa com uma entrega enorme à causa pública, com grande inteligência e respeito pelos cidadãos. 

Revelou-nos o passado, contou-nos o presente e antecipou estratégias de futuro.

O seu "princípio", como o de muitos transmontanos, fala-nos de uma vida difícil. 

"Ter nascido numa pequena aldeia do concelho de Bragança, obriga naturalmente a manter memórias de ruralidade e de identidade que me parecem ser significativas, e marca caracteristica na minha vida e personalidade."

"Saí da aldeia quando vim para o liceu. Foi a viagem mais longa que fiz até esse momento. Sair da aldeia, chegar à cidade, foi descobrir um mundo novo. Foi uma perdição nos primeiros tempos de estudante em Bragança. O local preferido era o Jardim António José de Almeida onde jogávamos à bola, com bola feita de trapos, diversão que a polícia interrompia com frequência, obrigando-nos a saltar, escorregando pelas árvores para a plataforma inferior do jardim, local preferido para o jogo do prego. Conhecer tanta coisa diferente... nascer na aldeia nas circunstâncias em que a vida se fazia na altura, correspondeu, inequivocamente, a uma marca que se mantém ao longo da minha vida."

"Tive o reconhecimento das dificuldades com que muita gente ainda vive e que eu e toda a gente vivia."...


Maria e Marcolino Cepeda  

Sem comentários:

Enviar um comentário