terça-feira, 13 de outubro de 2015

Escavação coloca a descoberto fortaleza medieval em Freixo de Espada à Cinta



A fortificação do século XIII terá sido desmantelada ao longo do tempo para que as pedras trabalhadas fossem usadas
Uma equipa de arqueólogos ao serviço do município de Freixo de Espada à Cinta está a colocar a descoberto, na zona histórica da localidade transmontana, vestígios da antiga fortaleza medieval da vila, presumivelmente datada do reinado de D. Dinis.
O trabalho procura descobrir o perímetro das muralhas, que deverá rondar os cerca de 300 metros e que, ao que tudo indica, era composto por oito torres de menagem, sendo considerado pelos arqueólogos como um castelo "opulento" para a região de fronteira.
João Nisa, um dos investigadores envolvidos nas escavações, disse à Lusa que se trata de uma fortificação do século XIII, que ao longo do tempo foi sendo "desmantelada", para que as "pedras já trabalhadas" fossem utilizadas na construção de algumas das casas "das famílias mais emblemáticas" da vila de Freixo de Espada à Cinta, do início do século XIX.
"Quem se der ao cuidado de passear pelas ruas da zona histórica de Freixo de Espada à Cinta, depressa se apercebe de que as pedras utilizadas na construção de diversas casas são trabalhadas e detêm o símbolo do canteiro que as talhou, à semelhança do que era usual na Idade Média", justifica.
No local onde esteve edificada a fortificação, só resta a Torre do Galo, de planta heptagonal, que na opinião dos investigadores só resistiu ao tempo "por esta edificação suportar os sinos que ecoam na vila, já que a igreja matriz não tem torre sineira.

Escrito por LUSA
Retirado de DN PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário