domingo, 4 de outubro de 2015

Curriculum vitae de Carlos Augusto Pinto de Meireles

Doutor em  Geociências, especialidade em Estratigrafia e Sedimentologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2012.
          Licenciatura em Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 1980.
Atribuições/Competências/Atividades: Cartografia dos erógenos variscos e cadomianos das Zonas Galiza-Trás-os-Montes e Centro Ibérica; Litoestratigrafia, geologia estrutural e litogeoquímica; Património geológico; Recursos geológicos, ordenamento e planeamento do território.
Áreas de trabalho/investigação/interesse: Paleozoico do Centro Ibérico, Galiza média e Trás-os-Montes; paleogeografia, litoestratigrafia e estrutura; mineralizações associadas ao vulcanismo destas formações.

Carlos Augusto Pinto de Meireles, natural da Póvoa de Varzim, onde nasceu em 1955, trabalha como geólogo assessor do instituto nacional de Engenharia, tecnologia e Inovação, INETI.
Em 1980 concluiu a licenciatura em geologia, ramo científico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
De 1981 a 1985 iniciou as suas actividades profissionais como geólogo na Billington Portuguesa, desenvolvimento mineiro.
De 1981 a 1982 esteve a trabalhar em Trás-os-Montes. De Janeiro de 1981 a Julho de 1983 fez prospecção de estanho e tungsténio em Bragança.
De Julho de 1983 a Agosto de 1985 fez prospecção de sulferatos maciços na faixa epiritosa ibérica nos distritos de Beja (Alentejo) e Faro (Algarve).
De 1985 até à presente data tem colaborado e participado em vários projectos de investigação.
Tem publicado as seguintes cartas geológicas: Espinho Sela; é coautor da carta geológica de Braga; está a efetuar os levantamentos das cartas geológicas à escala 1:50000 de Bragança, São Martinho de Angueira e Vinhais.
Colaborou na edição de 2000 da carta geológica de Portugal onde é um dos coo autores na revisão do paleozóico desta carta. Colabora na preparação de cartas geológicas e na revisão da carta geológica à escala de Caminha (escala 50000).
É autor e coautor de diversos trabalhos científicos publicados em revistas da especialidade nacionais e estrangeiras.
Doutoramento em geologia na faculdade de ciências da universidade do Porto sob o tema da tese é “A geologia do paleozóico do sector do nordeste, Bragança, Trás-os-Montes”. 

Escrito por Maria Cepeda

Sem comentários:

Enviar um comentário