Biografias

CURRICULUM BREVE

PROFESSOR DOUTOR FERNANDO ANTÓNIO FARIA CORREIA


O Dr. Fernando Faria Correia é investigador da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho e foi o único especialista da Península Ibérica a integrar a lista “Top 40 under 40”, elaborada pela “The Ophthalmologist”, a principal revista científica do setor. (2015)

É um oftalmologista talentoso que tem publicado artigos importantes na área do ceratocone, catarata e cirurgia refrativa.

É especializado em cirurgia refrativa, córnea e cirurgia de catarata, é revisor de várias publicações científicas, além de pertencer ao Grupo de Estudos de Tomografia e Biomecânica do Rio de Janeiro. Publicou dezenas de artigos científicos e recebeu inúmeras distinções.

Concluiu a licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2007 e realizou o internato de formação específica em Oftalmologia no Centro Hospitalar São João, Porto, Portugal (2009 - 2012).

Durante o último ano de internato, integrou um fellowship de Córnea e Cirurgia Refrativa, liderado pelo Prof. Doutor Renato Ambrósio Jr., no Instituto de Olhos Renato Ambrósio e VisareRio (Rio de Janeiro, Brasil). Em 2013, realizou outro fellowship em Catarata e Cirurgia Refrativa, liderado pelo Dr. George O. Waring IV, na Medical University of South Carolina, Storm Eye Institute em Charleston, Carolina do Sul, EUA

Além de ter uma prática clínica movimentada, atua ativamente na pesquisa clínica e integra as atividades do Grupo de Estudos em Tomografia e Biomecânica da Córnea do Rio de Janeiro. Também atua ativamente no ensino, sendo instrutor em vários cursos e orador-convidado em distintas conferências internacionais.

Em 2017 defendeu a sua tese de doutoramento em medicina. Obteve o título de Fellow of the European Board of Ophthalmology em 2018. Durante 2019 concluiu o curso de Physician CEO na Kellogg School of Management da Northwestern University (Evanston, IL, EUA).

O Prof. Doutor Faria-Correia é revisor ​​de várias revistas internacionais de Oftalmologia.

Desde 2020, faz parte do conselho editorial da Cataract and Refractive Surgery Today Europe e é membro do Conselho Internacional da International Society of Refractive Surgery (ISRS).

Atualmente, também é Editor-Chefe da Revista Oftalmologia da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia


_________________________________________________________________________________

Curriculum vitae de Carlos Augusto Pinto de Meireles

Doutoramento em  Geociências, especialidade em Estratigrafia e Sedimentologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2012.
Licenciatura em Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 1980.
            Atribuições/Competências/Atividades: Cartografia dos erógenos variscos e cadomianos das Zonas Galiza-Trás-os-Montes e Centro Ibérica; Litoestratigrafia, geologia estrutural e litogeoquímica; Património geológico; Recursos geológicos, ordenamento e planeamento do território.
Áreas de trabalho/investigação/interesse: Paleozoico do Centro Ibérico, Galiza média e Trás-os-Montes; paleogeografia, litoestratigrafia e estrutura; mineralizações associadas ao vulcanismo destas formações.

Carlos Augusto Pinto de Meireles, natural da Póvoa de Varzim, onde nasceu em 1955, trabalha como geólogo assessor do instituto nacional de Engenharia, tecnologia e Inovação, INETI.
Em 1980 concluiu a licenciatura em geologia, ramo científico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
De 1981 a 1985 iniciou as suas actividades profissionais como geólogo na Billington Portuguesa, desenvolvimento mineiro.
De 1981 a 1982 esteve a trabalhar em Trás-os-Montes. De Janeiro de 1981 a Julho de 1983 fez prospecção de estanho e tungsténio em Bragança.
De Julho de 1983 a Agosto de 1985 fez prospecção de sulferatos maciços na faixa epiritosa ibérica nos distritos de Beja (Alentejo) e Faro (Algarve).
De 1985 até à presente data tem colaborado e participado em vários projectos de investigação.
Tem publicado as seguintes cartas geológicas: Espinho Sela; é coautor da carta geológica de Braga; está a efetuar os levantamentos das cartas geológicas à escala 1:50000 de Bragança, São Martinho de Angueira e Vinhais.
Colaborou na edição de 2000 da carta geológica de Portugal onde é um dos coo autores na revisão do paleozóico desta carta. Colabora na preparação de cartas geológicas e na revisão da carta geológica à escala de Caminha (escala 50000).
É autor e coautor de diversos trabalhos científicos publicados em revistas da especialidade nacionais e estrangeiras.
Doutoramento em geologia na faculdade de ciências da universidade do Porto sob o tema da tese é “A geologia do paleozóico do sector do nordeste, Bragança, Trás-os-Montes”.